domingo, 19 de julho de 2015

Robótica Expoente

Robótica Expoente ensina programação a alunos da rede municipal de Itanhaém



Na semana passada, os analistas de tecnologias educacionais, Alvaro Martins Kanha e Lucas Ferrarezi Grubba saíram de Curitiba rumo a Itanhaém no litoral de São Paulo. A equipe do Expoente tinha uma missão: avaliar a 1ª Mostra de Robótica com a participação de 12 escolas da rede municipal. Realizada na última sexta-feira (3), os alunos e professores do Ensino Fundamental I e II apresentaram trabalhos de alto nível técnico de programação e criatividade sobre o tema “Tecnologia e Sustentabilidade: Geram Criatividade”, no Paço Municipal. O projeto vencedor foi: “Cidade autossustentável” da E.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso.

“Ficamos muito felizes com a qualidade dos projetos, a organização do evento e o empenho de todos em aprender sobre programação neste que é o primeiro ano de Robótica Expoente no município”, conta o assessor de tecnologias educacionais, Alvaro Martins Kanha.

O evento contou com a participação do prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Zanella e a diretora pedagógica, Maria Cecília Tecedor. A Mostra foi aberta para a comunidade e teve a participação de pais, alunos e professores, com distribuição de brindes pelo Expoente. “Achei muito legal porque além de aprendermos mais sobre tecnologia, nós estamos conhecendo ferramentas que podem abrir novos caminhos para o futuro”, explica o aluno do 8º ano da escola vencedora, Pedro Oliveira da Silva.

Processo de aprendizado
Para dar o start no projeto, os professores das 12 escolas de Itanhaém selecionadas a participar da Robótica receberam capacitações e apoio técnico exclusivo da assessora do Expoente, Elaine do Espírito Santo. Ao longo deste ano, a equipe Expoente também promoveu oficinas para os alunos e suporte pedagógico aos professores. Ao final do primeiro semestre, as escolas elegeram seus melhores trabalhos para participar da 1ª Mostra de Robótica.

Com o sucesso do projeto, a previsão é que a Robótica Expoente seja estendida para outras escolas da rede municipal e que seja incluído o material didático inédito da Robótica Expoente. As aulas de programação fazem parte da grade curricular do Ensino Fundamental e seguem uma tendência mundial que ganha força no Brasil.

Os projetos são desenvolvidos por um sistema composto por computador, interface e maquete. Além de proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativa, a Robótica Expoente estimula a utilização de materiais recicláveis, promovendo entre os estudantes também a consciência ambiental.

De acordo com Rosana Romanó, coordenadora do setor de Tecnologias Educacionais do Grupo Expoente, a robótica educacional é uma ferramenta multidisciplinar de aprendizado. “Aliando a teoria à prática, a Robótica é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam como: autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia, responsabilidade e postura empreendedora. Por tratar-se de um projeto multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas”, afirma Rosana. São competências que o mercado de trabalho exigirá quando os estudantes chegarem à vida adulta. 


Sobre o Grupo Expoente
Atuando há mais de quase 30 anos, o Grupo Expoente conta com um Sistema de Ensino completo de materiais didáticos, assessoria pedagógica com profissionais altamente capacitados e também núcleo de tecnologias educacionais, que oferece o Portal Escola Interativa e ambientes virtuais para pais, alunos e professores; também conta com o Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SGA) e a Robótica Educacional Expoente, que utiliza materiais recicláveis.

Todo o material possui uma proposta pedagógica que privilegia os valores humanos e a produção de conhecimento autônoma. O Sistema de Ensino Expoente é implantado e garante assessoria especializada periodicamente a mais de 150 mil alunos em escolas conveniadas da rede pública e da rede privada de todo o Brasil. Também possui duas escolas que atendem crianças da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, em Curitiba (PR). Conta ainda com um parque gráfico, localizado em Pinhais (PR).


Informações à Imprensa:
Arieta Arruda, analista de Comunicação
Grupo Expoente
41. 3012-4009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!!!!