sexta-feira, 31 de maio de 2013

Brincadeiras de Festa Junina

Pra quem vai precisar planejar brincadeiras pra festa junina, resolvi postar algumas dicas... Espero que gostem e brinquem muuuuuuuito!!!!

Beijinhos da Profe Sheila


Corrida da pipoca
Corrida-da-Pipoca
Você vai precisar de:
  • 1 tigela bem grande
  • 2 tigelas pequenas e iguais
  • Pipocas
  • 2 copos plásticos
  1. Dividam-se em dois times e marquem a largada e a chegada, com uma distância de 20 passos.
  2. Coloquem a tigela grande com pipocas na chegada e as duas pequenas na largada.
  3. Cada equipe forma uma fila. O primeiro de cada fila pega o copo. Ele tem de ir até a tigela grande, encher o copo, voltar, despejar as pipocas na sua tigela e dar o copo para o próximo participante, que vai fazer o mesmo.
  4. Vence a equipe que encher a sua tigela primeiro.
Disputa de fôlego
disputa-de-folego
Você vai precisar de:
  • 1 barbante
  • 1 fita
  • 2 funis
  1. Formem duas equipes e amarrem a fita bem no meio do barbante.
  2. Passem um funil por cada ponta do barbante com a parte fina virada para o laço.
  3. Estiquem o barbante e soprem o funil da sua equipe até que ele chegue ao laço.
  4. Vence quem fizer o funil chegar ao laço primeiro.
Árvore da sorte
arvored-da-sorte
Você vai precisar de:
  • Papel
  • Caneta
  • 20 bexigas verdes
  • Fita adesiva
  • Palitos de dente
  1. Cortem dez quadrados de papel e escrevam números de 1 a 10. Enrolem os papéis e coloquem cada um dentro de uma bexiga.
  2. Colem um tronco de papel na parede. Prendam os balões cheios para fazer a copa da árvore.
  3. Cada jogador fura um balão da árvore. Quem tirar o número 10 é o vencedor e pode dar uma tarefa para toda a turma realizar em conjunto.
Fogueira de mentira
fogueira-de-mentira
Você vai precisar de:
  • 2 cabos de vassoura
  • Papel colorido
  1. Decorem os cabos de vassoura com papel colorido e coloquem-nos no chão, próximos um do outro. Toda a turma forma uma fila e, um de cada vez, toma distância e pula os cabos.
  2. Depois que todos pularem, aumentem a distância entre oscabos e recomecem. A cada rodada, eles ficam mais distantes e quem errar o salto sai do jogo. O último que ficar vence.
Tesouros da festa
tesouros-da-festa
Você vai precisar de:
  • Lápis
  • Papel
  • 1 apito
  1. Façam uma lista de objetos da festa: chapéu de palha, bilhete de correio elegante, copo, lata de refrigerante ou doce, por exemplo.
  2. Escrevam o nome de cada objeto num papelzinho. Sorteiem quem vai comandar a brincadeira.
  3. O chefe sorteia um papel e diz qual objeto deve ser procurado. Ele apita e todos começam a busca.
  4. Quando alguém achar o objeto, o chefe apita novamente e todos voltam. Vence quem trouxer mais itens.
Dança das laranjas
dança-das-laranjas
Você vai precisar de:
  • 1 laranja para cada dupla
  • 1 CD com músicas animadas
Dividam-se em duplas e coloquem uma laranja entre as testas de cada par. Quando a música começar, todos dançam. Quem derrubar a laranja está fora da brincadeira. Vence a última dupla que sobrar com a fruta entre as testas.


Mais dicas:  


BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA
Pescaria
A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.
Corrida do saco
Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.
Corrida do Saci-Pererê
Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.
Jogo do rabo do burro
Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.
Derrubando latas
Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas. 
Correio Elegante
Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira. 
Pau de sebo
Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.
Quebra-pote
Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas. 
Corrida do Ovo na colher
Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.

Um comentário:

  1. É SIMPLESMENTE EXTRAORDINARIO O TRABALHO DESSA PROFESSORA

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!!!!