terça-feira, 11 de agosto de 2015

MÉTODO ALTERNATIVO DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA

Estou estudando esse método para trabalhar com alunos com dificuldade de aprendizagem! É um método antigo porém, que abre um leque de possibilidades... Vejam o que eu encontrei:

DESAFIOS DO APRENDER
ALFABETIZAÇÃO
Claudia Mara da Silva
       
O QUE É ESTA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO?
        Essa é uma proposta voltada, para alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos com deficiência intelectual.
       A proposta se baseia no Método Fônico e Método Sodré de alfabetização, o que a diferencia do método Fônico é que na proposta se aprende o som das sílabas e não de letras como no método Fônico.
      O processo ensino aprendizagem acontece de forma sistemática, ordenada e progressiva, iniciando com o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica até chegar a escrita e a leitura de pequenos textos.
      Nesse processo de alfabetização, o aluno faz tentativas de leitura e escrita com ajuda de um variado material, praticando e vivenciando, tudo com a mediação do professor. Todos os passos evocam uma forma de trabalhar com intensa participação e motivação.
      Destacam-se aqui alguns pontos importantes referentes ao desenvolvimento da proposta:
·  Seguir os passos indicados na proposta para que a apropriação da leitura e da escrita aconteça de forma simples e objetiva.
·  O material de apoio é muito importante para o manuseio do aluno. E serve também para a atuação do professor, enriquecendo sua prática.
· Todo material tem como base a proposta de alfabetização silábica diferenciada, portanto deve ser manuseado, diariamente, pelos alunos e seu professor.
·  A seleção e a organização das atividades propostas seguem os princípios da alfabetização silábica, isto é, enfatiza a sílaba e não o nome da letra.
·  As atividades que o material propõe são desafiadoras, porém, simples e objetiva de fácil entendimento.
·  A avaliação deve ser diagnóstica e processual, acontecendo com a prática dos jogos, dos exercícios e do preenchimento das atividades da apostila.
  
                    Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
                                                                                 Cora Coralina
MATERIAIS DA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO
SACOLA ANIMADA
     Esta é uma sacola que contém dezoito objetos que iniciam com as sílabas a serem trabalhadas no primeiro momento da alfabetização.
São elas:
Letra A e as sílabas simples com o A. BA-CA-DA-FA-GA-JA-LA-MA-NA-PA-QUA-RA-SA-TA-VA-XA-ZA.
     Os objetos são de forma, tamanho, cor e textura diferentes (brinquedos, utensílios ou outros). Ex: avião de brinquedo, banana amarela de plástico, cachorro de pelúcia, patinho de borracha pequeno, etc.
OBJETIVOS
·  Despertar a consciência fonológica com várias atividades de observação, manipulação e pronúncia, sempre repetindo a sílaba pela qual inicia o nome do objeto.
·  Desenvolver as habilidades de memória, atenção, percepção ecompreensão, essenciais para o trabalho de leitura e escrita, com atividades, jogos e exercícios, como as situações que o brincar oferece.    
Sugestões de atividades
1-    Espalhar os objetos no chão e pedir que guardem o que começa com BA..., depois o que começa com LA..., e assim sucessivamente, sempre envolvendo todos os alunos.
2-    Colocar as sílabas A- BA- CA- DA... nos objetos espalhados na mesa ou no chão.
3-    Contar uma história usando os objetos da sacola. Ex: Era uma vez um MA... (deixar que os alunos completem) que gostava de comer BA... e um dia quando estava comendo viu um JA... no rio e...
4-    Separar os objetos por cor, tamanho, textura, etc., e enfatizar as sílabas iniciais.
5-    Colocar os objetos espalhados pela sala de aula, seguindo alguns critérios, por ex: O rato embaixo da mesa, o cachorro em cima da cadeira, a banana dentro de uma sacola, o dado fora da caixa, etc. Pedir os objetos reforçando a sílaba e as situações.
6-    Reparta os objetos entre os alunos e mostre as sílabas para reconhecimento, colocando-as na carteira de quem acertou. Auxilie para que todos consigam.
7-    Montar situações com os objetos da sacola, por ex: Colocar o rato no tapete e perguntar qual situação o aluno enxerga ali.
8-    Mostrar dois objetos e suas respectivas sílabas, ex: LÁPIS e TAPETE e as sílabas LA e TA, formando a palavra LATA.
9-    Colocar um objeto atrás do outro e perguntar: Quem é o primeiro. O último e assim por diante.
10-  Distribuir os objetos entre os alunos, em seguida escrever uma sílaba no quadro de giz. Pedir ao aluno que tem o objeto com aquela sílaba que jogue o objeto dentro da sacola como no jogo de basquete (cesta).
LEMBRAR
Que o processo de memorização é fundamental para a aprendizagem, só se consegue utilizar conhecimentos adquiridos quando é possível lembrar-se de questões que se coloca.
Mecanismos da memória:
Memória visual 75 %
Memória mecânica 11 %
Memória auditiva 9%
Memória tátil 5 %
Isto quer dizer que guardamos na memória muito mais o que é visual, daí a importância de se trabalhar com estímulos visuais.
  
CARTAZ DAS SÍLABAS
     É um cartaz com os desenhos da apostila: avião, banana, cachorro... (não coloco a sílaba HA, porque HA não tem som e confunde os alunos, posteriormente a letra H será trabalhada na apostila vol. II), e as sílabas referente aos desenhos, as sílabas não são coladas no cartaz, são fixadas com imã, para que o aluno desenvolva as atividades propostas.
OBJETIVO
· Possibilitar o desenvolvimento da discriminação auditiva e o reconhecimento das sílabas com a letra A.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O CARTAZ:
  1. Tirar todas as sílabas e apontar para o desenho perguntando qual sílaba deverá ser colocada ali;
  2. Ler diariamente com os alunos;
  3. Distribuir as sílabas entre os alunos e pedir para que coloquem novamente;
  4. Usar as sílabas do cartaz para escrever palavras;
  5. Ditar as sílabas do cartaz;
  6. Distribuir as sílabas entre os alunos, sortear um desenho ou um objeto da sacola animada o aluno que tiver com a sílaba correspondente vira a sílaba, ganha ao aluno que virar todas as sílabas.
O cartaz deve ficar na sala de modo que os alunos consigam visualizar os desenhos e as sílabas correspondentes.
  
  LEMBRAR
Que consciência fonológica é a capacidade lingüística de manipular os sons das palavras em unidades sonoras menores (vocábulo, sílaba, fonema), é a habilidade de estar consciente dos sons de uma língua. A habilidade de consciência fonológica não acontece espontaneamente, por isso a importância de se trabalhar atividades que criem essa habilidade.  
Discriminação auditiva é a habilidade de discriminar sons iguais e diferentes.
APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO
OBJETIVO
· Auxiliar o professor nos encaminhamentos acadêmicos durante o processo de alfabetização.
   É uma apostila como cartilha, elaborada com atividades simples e claras, acompanhando os passos da proposta de alfabetização, as atividades evidenciam a alfabetização silábica atendendo as necessidades de apoio que a proposta requer.
  
  LEMBRAR
Que durante a aprendizagem de uma habilidade a pessoa passa por três estágios: cognitivo, associativo e autônomo.
Cognitivo – a pessoa está tentando compreender os objetivos da tarefa sobrecarregando os mecanismos da atenção, após certo tempo de prática passará para o próximo estágio.
   No inicio o aluno tenta compreender que B+ A é BA, L+A é LA.
Associativo – não exige tanto do mecanismo da atenção é capaz inclusive de detectar alguns erros. Depois de muita prática passa para o último estágio.
   O aluno já consegue entender que trocando a consoante muda o som, o P por M em vez de PA é MA.
Autônomo – a habilidade está bem desenvolvida permitindo que a pessoa a realize com consistência, e sem exigir muito do mecanismo da atenção.
   Compreende o principio alfabético.
  
CADERNO DE ATIVIDADES
OBJETIVO
·  Reforçar o que está sendo trabalhado na apostila e em sala de aula.
  É conveniente que cada aluno tenha seu caderno com as atividades sugeridas pela proposta, poderá também servir para as tarefas de casa.
  
  
  LEMBRAR
Para que ocorra a aprendizagem são necessários três fatores básicos:
  1. Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
  2. Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
  3. Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo.
                                                                                        
BINGO DE SÍLABAS
Cartelas de papel cartão divididas em 6 partes cada cartela, em 5 das  divisões cola-se as sílabas.
 OBJETIVO
·  Reconhecer e discriminar as sílabas.
· Trabalhar a discriminação auditiva.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O BINGO DAS SÍLABAS:
  1. O professor sorteia uma figura ou um objeto e o aluno marca na cartela a sílaba inicial do que for sorteado.
  2. Sorteia-se a sílaba e o aluno marca na cartela.
  3. Por hipóteses o aluno tem que descobrir a sílaba sorteada. Ex  a sílaba sorteada é de um animal que vive na lagoa.
BINGO DE FIGURAS
   Como no bingo de sílabas mas em vez de sílabas cola-se figuras nas cartelas. O ideal é colar figuras diferentes para uma mesma sílaba – rádio/rato, faca/fada, sapato/sapo.No total são 50 figuras coladas 5 em cada cartela.
BINGO DE PALAVRAS
  As palavras são coladas nas cartelas.
FACA
SAPA
MALA
PATA
ARARA
LEMBRAR:
   O desafio proposto pela dinâmica dos jogos de alfabetização desperta o interesse pela leitura e proporciona oportunidade de exercício
      Aprendemos fazendo e quando fazemos estamos aprendendo. Os jogos assumem para a proposta um caráter pedagógico funcional, servem para desenvolver o processo de leitura e escrita de forma lúdica, porém direcionada conforme prevê a proposta.
                               
                       “E, acima de tudo, lembre-se de que pessoas com deficiência necessitam do que há de melhor em você. A fim de que possam ser elas mesmas e que possam crescer, aprender, modificar-se, desenvolver-se e experimentar, você deve ter essas capacidades. Você só pode ensinar aquilo que sabe. Se você é aberto ao crescimento, ao aprendizado, às mudanças,  e às novas experiências, permitirá que elas também o sejam.”
                                      Sucesso na tarefa de alfabetizar.
                                Abraço carinhoso
                                                 Claudia Mara
          



MODELO DE ATIVIDADES DA APOSTILA
AVIÃO
fonte: smart kids online 
 COPIE:
 A
  


LIGUE  :



                                                            A                                                                                                                                                 
                                                                     

                                                                                  
   



ESCREVA    A   LETRA   A   PARA   FORMAR   AS   PALAVRAS.

                                                          
___VIÃO          ___BACAXI       ___NEL
CIRCULE   AS   PALAVRAS  QUE COMEÇAM   COM   A.


ABAJUR        SALADA        AGULHA       BOCA


Fonte: http://viajandonotremdadiversao.blogspot.com.br

Dica de site com atividades diversas: http://escolovar.org/lp_28palavras.htm

VOCÊ PODE ACOMPANHAR O TRABALHO DA PROFESSORA CLAUDIA MARA E ADQUIRIR SUAS APOSTILAS SEGUINDO SEU TRABALHO ATRAVÉS DE SEU BLOG 'DESAFIOS DO APRENDER'   #FICAADICA 

78 comentários:

  1. Sheila, adorei ver a proposta publicada no seu blog, o blog é muito interessante com ideias criativas. Reformulei essa proposta e está bem bacana e funcional, se vc quiser posso te mandar.
    Grande Abraço.
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, mande-me por favor!!! Com certeza ajudará à mim e a todos os professores que precisarão dela... agradeço imensamente... um abraço

      Excluir
    2. Gostaria muito de receber essa apostila!
      Adorei a proposta!!!! Trabalho com 2° ano e tenho alunos que ainda não conseguiram avançar o suficiente.

      Excluir
    3. Eu também gostaria de receber essa apostila. Sou professora do 3º e tenho 6 alunos não alfabetizados. O que devo fazer para receber? Meu e-mail é noris.helena@gmail.com

      Excluir
    4. Para conhecer a proposta de alfabetização Desafios do Aprender acesse blog desafios do aprender alfabetização ou entre em contato pelo email abcclaudiamara@gmail.com

      Excluir
    5. Adorei tenho uma escola e vou entra no Blog e sabe muito mais Parabéns

      Excluir
    6. Adorei tenho uma escola e vou entra no Blog e sabe muito mais Parabéns

      Excluir
    7. Olá professora Sheila, não sou professora sou uma mãe desesperada meu filho tem 8 anos esta no 3°ano e não é alfabetizado, preciso ajuda -lo mas não sei como, li o seu blog e vou colocar em pratica mas gostaria de sempre receber sugestões e saber onde encontrar apostilas, não tenho muito recurso e sofro em ver a dificuldade dele na escola queria muito poder fazer algo, eu auxilio ele em casa com as tarefas que a professora passa mas percebo que não é suficiente, por favor me de umas dicas. Obrigada

      Excluir
    8. Gostaria muito de receber essa apostila!
      Adorei a proposta!!!! Trabalho com 2° ano e tenho alunos que ainda não conseguiram avançar o suficiente.

      Excluir
    9. Por favor,mande para mim Cláudia, tenho na escola dez alunos especiais um inclusive já tem 15 anos e não sabe ler nada.Estou me preparando para ensina los. Não aguento mais vę los assim . menezes.orientadora@gmail.com (tenho outras idéias que posso compartilhar tambem).

      Excluir
  2. adorei seu blog... tudo de bom para voce!

    ResponderExcluir
  3. Oi como faço para adquirir essa apostila meu email e janainaewalter@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi como faço para adquirir essa apostila meu email e janainaewalter@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá para todos que estão querendo adquirir a apostila da professora Claudia Mara... Entrem em contato com ela via o email abcclaudiamara@gmail.com bjkssss

    ResponderExcluir
  6. Adorei as atividades! vou utilizá-las..

    ResponderExcluir
  7. Oi, gostaria de receber material. Minha filha está com dificuldade de aprender.

    ResponderExcluir
  8. ola
    como faço para receber essa apostila, muito interessante
    grata
    re-carreiro@hotmail.com
    renata

    ResponderExcluir
  9. Olá para todos que estão querendo adquirir a apostila da professora Claudia Mara... Entrem em contato com ela via o email abcclaudiamara@gmail.com bjkssss

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, gostaria de exercícios iniciais para aluno com dificuldade na aprendizagem, proposta pedagogia, jogos, para aula particular.Meu email tatiatelier@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. professora sheila santosgostaria de receber a sua por email lmpires77@gmail.com por favor vc vai me ajudar muito e ja te agradeço queria receber uma resposta sua sou alfabetizadora a muitos anoa e adorei seu blog

    ResponderExcluir
  12. Olá professora Sheila, gostaria de adquirir a sua apostila por email syviasales063@gmail.com pois gostei muito das sugestões de atividades.

    ResponderExcluir
  13. Olá professora Sheila, gostaria de adquirir a sua apostila por email syviasales063@gmail.com pois gostei muito das sugestões de atividades.

    ResponderExcluir
  14. Olá professora Sheila, gostaria de adquirir a sua apostila por email syviasales063@gmail.com pois gostei muito das sugestões de atividades.

    ResponderExcluir
  15. Olá professora Sheila, gostaria de adquirir a sua apostila por email syviasales063@gmail.com pois gostei muito das sugestões de atividades.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Por favor preciso muito dessa apostila, pois tenho 6 alunos na minha turma não alfabetizados. meu email mari-neuzad@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Boa noite professora! Gostaria de adquirir a apostila, tenho 19 alunos não alfabetizados no 5º ano do ensino fundamental meu email neusaefs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Boa noite professora! Gostaria de adquirir a apostila, tenho 19 alunos não alfabetizados no 5º ano do ensino fundamental meu email neusaefs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite professora, gostaria de saber como faço para adquerir essa apostila. o meu e-mail e: lucianosilvarib@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito vou desenvolver essa idéia

    ResponderExcluir
  21. BOM DIA PROFESSORA, AMEI SEUS TRABALHOS SOU PROFESSORA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, GOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS E SUAS APOSTILAS. COMO POSSO FAZER?
    O MEU EMAIL É paedilena@gmail.com
    UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  22. Gostaria muito de receber essa apostila!
    Adorei a proposta!!!! Trabalho com 2° ano e tenho alunos que ainda não conseguiram avançar o suficiente.Meu email vaysllan@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde! Sou estudante de pedagogia, estou no 4º semestre e a pouco menos de um mês iniciei meus estágios (2º ano). Irei aplicar essa sugestão para um aluno que está com dificuldades de aprendizagem. Infelizmente os pais estão sendo resistentes em procurar um profissional da saúde e a escola esta alegando que o professor não tem mais o que fazer. Fiquei super chateada com essas atitudes, estou procurando algum método que possa colaborar com o desenvolvimento desse aluno, pois ele esta ficando muito triste em não conseguir acompanhar os demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Para conhecer melhor a proposta de alfabetização entre no blog: Desafios do Aprender, postei lá toda a metodologia e materiais.
      Abraço
      Claudia

      Excluir
  24. Boa tarde!
    Sou Coordenadora Pedagógica e gostaria de receber sua a apostila para ajudar os professores trabalharem com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, no 2º ano.
    grata
    Silvania

    ResponderExcluir
  25. Olá Silvania, para conhecer a proposta de alfabetização entre no blog: Desafios do Aprender, lá postei toda a metodologia da proposta e materiais para o trabalho com as apostilas ( apostila de alfabetização vol. 1 e vol. 2, matemática, Educação Infantil e Ler, Escrever, Compreender) ou se preferir entre em contato por email abcclaudiamara@gmail.com. Muitas escolas usam essa proposta com alunos que apresentam dificuldade de alfabetização.
    Abraço
    Claudia Mara

    ResponderExcluir
  26. olá professora.Boa noite tenho uma criança portadora auditiva esta no 4 ano e não é alfabetizada, gostaria de receber apostilha para ajudar ela em casa;meu Email ritacezar2015@gmail.com.desde já agradecida.

    ResponderExcluir
  27. olá professora.Boa noite tenho uma criança portadora auditiva esta no 4 ano e não é alfabetizada, gostaria de receber apostilha para ajudar ela em casa;meu Email ritacezar2015@gmail.com.desde já agradecida.

    ResponderExcluir
  28. gostaria de receber a apostila, sandraraquela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. O material é excelente. Estou com uma aluna que escreve muito bem mas não lê. Gostaria de receber esse material via email. viviopsaime@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. O material é excelente. Estou com uma aluna que escreve muito bem mas não lê. Gostaria de receber esse material via email. viviopsaime@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de saber como faço para adquirir a apostila. Gostei muito da proposta q vc tem nela.

    ResponderExcluir
  32. Pode mandar p mail.
    Palominha9a@hotmail.com
    Ou

    Palomas2breno@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Boa Tarde!!! Sou educadora e psicopedagoga e trabalho com crianças com dificuldades... Gostei muito do material e gostaria de receber essa apostila, meu email: graziribeiro.lagoinha@gmail.com, me dê um retorno por favor... Grata, Grazielle.

    ResponderExcluir
  34. OLA, SOU MÃE DE UM ADOLESCENTE COM 17 ANOS, MAS NAO CONSEGUIU SER ALFABETIZADO AINDA DEVIDO AS DIFICULDADES DELE DESE O NASCIMENTO, COMO FAÇO PARA RECEBER ESTA APOSTILA, POIS QUERO TENTAR EU MESMA ALFABETIZA-LO.
    OBRIGADA.
    VIVIANE.
    MEU EMAIL, CONTATO@VIVIANE.COM.BR

    ResponderExcluir
  35. Olá sou pedagoga e vou iniciar meu trabalho na prefeitura da minha cidade. Gostaria muito de receber esta apostila. Como eu faço. veramil@terra.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  36. ADORARIA RECEBER A APOSTILA MEU EMAIL E marciaalonso@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. GOSTEI MUITO DA APOSTILA, ESTOU COM O TERCEIRO ANO NA MINHA SALA DE AULA TENHO CINCO ALUNOS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS, GOSTARIA MUITO DE RECEBER A SUA APOSTILA POR E-MAIL, marilenetechio@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. amei a proposto.Estou atuando no terceiro ano do ensino fundamental e a maioria dos meus alunos não sabem ler.
    Além de apresentarem alto índice de dificuldade de concentração.Diante disso,estou buscando atividades diferenciadasão.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia! Gostaria muito de receber essa apostila

    ResponderExcluir
  40. Boa noite!!
    Parabéns pela proposta!!!
    Também gostaria muito de receber a apostila.

    ResponderExcluir
  41. boa tarde,
    gostaria de receber a apostilha para trabalhar com meus alunos.

    desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  42. boa tarde,
    gostaria de receber a apostilha para trabalhar com meus alunos.

    desde ja agradeço!

    nathielybelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Se puderem me mandar por email, eu agradeço muito.
    Trabalho com a alfabetização e tenho aluno com dificuldades...
    ary15nereida@outlook.com

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, gostaria de receber essa apostila no meu email. liliaandaantaas@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Olá, excelente material, gostaria de receber a apostila no meu e-mail se possível rose.massarelli@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá tenho um aluno com muita dificuldade está no quarto ano e ainda não está alfabetizado gostaria de receber tbm sua apostila vai me ajudar muito meu email é annagy2002@yahoo.com.br obrigada

    ResponderExcluir
  47. Gostaria também de receber o material por favor.
    marcos.silveira2005@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Olá como faço pra receber as apostilas? Email irene.hopp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  49. Agradeço se poder me ajudar. Meu filho tem 6 anos e não consegue aprender a ler e escrever. Tem muita dificuldade. As professoras e eu estamos preocupadas. Pesquisando achei seu blog. Se poder me ajudar agradeço.
    Meu email
    likalopes82@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. MIM AJUDAR TO COM UMA TURMA DE 27 ALUNOS COM DIFICULDADE ,LEITURA , MATEMÁTICA E ESCRITA EM VARIAS IDADES DE 7 A 14,16,ANOS E SEM FALAR NA FALTA DE INTERTECER DELES , E NA SUA ALTA ESTIMA MUITO BAIXA .
    NA ZONA RURAL.

    ResponderExcluir
  51. Ola Professora gostaria de adquirir sua apostila,,,celiacris_prado@hotmail.c

    ResponderExcluir
  52. Ola Professora gostaria de adquirir sua apostila,,,celiacris_prado@hotmail.c

    ResponderExcluir
  53. Olá como faço para ter a sua apostila

    ResponderExcluir
  54. Adorei sua proposta, gostaria se possível que me enviasse apostila para dificuldade intelectual para aprender a ler. e mail noelmaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Amei sua proposta, voce poderia me mandar por e mail vinha.macena@gmail.com
    obrigada por compartilhar seu conhecimento

    ResponderExcluir
  56. Oi adorei muito a proposta. Estou trabalhando na intervenção.pode me mandar por favor a apostila? rosearc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Olá! Gostei muito da proposta.Sou professora da turma de 1º ano e gostaria muito de receber esse material.Meu email é nmribeiro45@hotmail.com
    Att.
    Núbia

    ResponderExcluir
  58. Olá, como causa humanitária, vou tentar ajudar na alfabetização de uma criança autista e gostaria de saber como faço para adquirir a apostila. Meu email é jyyl@bol.com.br. Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde. Meu nome é José e estou com alunos no 4º ano que não estão alfabetizados. Gostaria muito de receber sua apostila. Sou formado em Educação Musical, além de pedagogo. Tenho material de música, caso precise.
    Meu e-mail é seuzehdaflauta@gmail.com. Muito agradecido. José

    ResponderExcluir
  60. Me envie seu material de trabalho. Estou concorrendo a uma vaga p prof de reforço. Meu email lolacostacandido2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Sou professora e tenho uma turma de 3 ano com muitos alunos precisando de ajuda. Gostaria de receber sua apostila o mais rápido possivel. Meu e-mail é angelica_ramalhosc@yahoo.com
    Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  62. Linda atitude, parabéns pela iniciativa. Trabalho super enriquecedor, agradeceria demais poder receber esse material por e-mail para ajudar crianças de uma fundação carente que sou voluntária. kalbuquerque01@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. ola sou professora meu ome é carol... por favor tenho interesse nessa apostila. como faço para adquirir???
    voce pode enviar para mim??
    aliancaautopecasab@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!!!!