segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Começando a preparar o PRIMEIRO DIA DE AULA!!

As férias são maravilhosas mas em dois momentos: 

QUANDO COMEÇA E QUANDO TERMINA!! :)

Os professores, mesmo em férias, já vão se preparando e pensando em todos os detalhes para receber os pequenos que estão vindo pra escola ansiosos para o primeiro dia de aula.

Pensando nisso, separei algumas dinâmicas próprias para esse primeiro dia, para que seja um momento de descontração, reencontro, dinamismo e convivência.

Objetivos:

-Promover a integração e adaptação dos alunos;
-Estabelecer regras de convívio durante o ano letivo;
-Resgatar valores de convivência;
-Valorizar a ética no cotidiano escolar;
-Reforçar o valor da cooperação e da amizade;

Para começar, além da sala de aula já estar organizada para receber as crianças, o professor deve estar esperando pelas crianças calorosamente, pode ser dentro da sala de aula ou fora dela (recepção, portão ou pátio livre). Receber bem os pais das crianças também é muito importante para que sintam segurança e confiança ao deixarem seus filhos na escola.
O ambiente deve ser preditadamente preparado com música, roda de conversa e dinâmicas. Fale para seus alunos a importância de estarem juntos e de como devem prosseguir em harmonia, amizade, respeito, solidariedade e cooperativismo.

A seguir algumas atividades para se fazer no primeiro dia de aula... 

1º e 2º ano:

Massinha: Dividir as crianças em grupos ajuda na socialização entre elas... Deixe que brinquem e conversem livremente!!!


3º e 4º Ano: 

Amigo Secreto: Peça que cada aluno escreva seu nome em um papel. Coloque todos os nomes numa Caixa Surpresa e peça que cada aluno retire um nome. Usando papel, lápis de cor, canetinha, as crianças deverão fazer um cartão para posteriormente revelar o nome e as características de seu amigo!


4º e 5º ano:

Muro dos desejos:

Em um ambiente espaçoso, estender um pedaço grande de papel kraft, distribuir tintas, pincéis e rolinhos. Deixar que as crianças, juntas, decorem todo o papel conforme seus desejos para o ano letivo que se inicia. Depois de pronto, procurar juntos um muro para ser colocada a obra de arte coletiva!


4º e 5º ano:

Auto retrato: Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga. Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima. Ao sinal, cada aluno pega um balão. Em uma roda de conversa, cada um tenta adivinhar de quem é o auto retrato e caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega. Todos devem participar! 


1º à 5º ano:

Arvore dos Sonhos: Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá fixá-la em um painel em sala de aula ou pátio. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: O que você espera de 2014? Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore. Peça que escrevam o que esperam como exemplo: novos amigos, boas notas, etc. Em seguida as crianças fixam na árvore...



4º e 5º ano:

Da ordem ao caos: Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado. Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar com a classe. Mostre para as crianças a diferença entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida.


Dica esperta!
Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.

1º ao 5º ano:

Contrato pedagógico: Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo, etc. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade. Esse contrato além de estar exposto em sala, pode ser colado na agenda do aluno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!!!!