terça-feira, 6 de outubro de 2015

Como lidar com uma criança com déficit de atenção


COMO LIDAR COM UMA CRIANÇA COM DÉFICIT DE ATENÇÃO


O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), se caracteriza por comportamentos que podem ser de desligamento, desatenção, “avoado” e atitudes impulsivas, hiperativas, agitadas. Seu diagnóstico é difícil porque não existe um teste específico para o TDAH. Esta doença, de causa desconhecida, geralmente se manifesta na infância e, se não for tratada, pode trazer problemas de aprendizado, comportamento, relacionamento e sentimentos para a criança.
Caso suspeite que seu filho ou filha possa sofrer de TDAH, converse com seu pediatra e discuta com ele um eventual encaminhamento a um especialista com experiência em TDAH.
Algumas dicas para orientá-lo em como lidar com uma criança com TDAH:
- o mais importante é a consulta com especialista (neuropediatra ou neuropsiquiatra) para fazer o diangóstico corretamente. Atualmente, qualquer criança mais “elétrica” pode ser rotulada como portadora de TDAH e tratada desnecessariamente.
- uma vez feito o diagnóstico, o tratamento com medicamentos é extremamente importante. Somente sob orientação médica poderá ser prescrito uma categoria de medicamentos que é estimulante do cérebro. Apesar de ser um estimulante, este tipo de medicamento não deixa a criança mais agitada. O que ele faz é facilitar a comunicação de diversas áreas do cérebro, permitindo à criança uma vida com mais qualidade.
- não só a medicação é importante, mas um acompanhamento com um terapeuta infantil experiente, contribuirá para a melhora do quadro. Um bom terapeuta poderá ajudar toda a família, diante de um criança com TDAH.
Em casa você poderá ajudar da seguinte forma:
- criar uma rotina diária para a criança e seguí-la. Manter horários para refeições, banhos, descanso e estudo, facilitam a vida da criança.
- diminuir as distrações, como por exemplo, televisão ou rádio ligados na casa enquanto a criança está estudando ou deve fazer outra tarefa. Ou ainda interromper a criança para perguntar coisas que não são relacionadas com o que ela está fazendo.
- determinar lugares específicos, para que a criança guarde o material escolar, roupas, brinquedos. Cada coisa no seu lugar, sempre o mesmo lugar para cada coisa.
- crie metas pequenas e alcançáveis para a criança com TDAH, como por exemplo, completar um desenho, terminar um único exercício do dever de casa ou ler um parágrafo de uma história.
- elogie e celebre os bons comportamentos. Por exemplo, faça uma estrela em uma folha de papel para cada comportamento positivo. A cada 5 estrelas ou faça uma estrela maior ou dê um prêmio (algo que a criança goste e valorize, sem ser caro) para a criança.
- se a criança já souber ler, faça listas de tarefas, ajudando-a ficar “atenta”no que é preciso ser feito
- sugira alguma atividade física para quebrar tarefas que exigem atenção e permitir um certo descanso (ativo) para a criança
- limite as escolhas oferecidas.
- encontre atividades onde a criança terá sucesso. Descubra que tipo de lazer ou esporte a criança gosta e faz bem e a incentive a fazê-las.
- aprenda a implementar uma disciplina “calma’. Técnicas como distrair, interromper uma atividade, retirar a criança de uma situação desagradável, funcionam melhor do que gritos ou descontrole.
Fonte: DR ROBERTO COOPER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!!!!