terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Dinâmicas para o Natal em família!

Esse fim de ano, as festas serão na minha casa! é uma forma de celebrar junto com a  família toda as bençãos recebidas e conquistadas durante o ano de 2014.
Fiquei pensando em como poderia celebrar de forma descontraída, alegre e celebrativa. Claro! Uma super GINCANA FAMILIAR...

Dentro das ideias tiradas pra fazer com a minha família, separei outras ainda à serem feitas em festas assim e gostaria de dividir com vocês antes do blog entrar em férias...

Você não perde nada em preparar algo especial pra viver com seus entes e amigos queridos! É hora de celebrar!

Vamos lá? Se divirtam...

Beijoca cheia de esperança de dias maravilhosos!!!

Profe Sheila


DINÂMICA: O PRESENTE


O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo. Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o parágrafo 1:
1. PARABÉNS! *Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE. Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
 4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
5. Diz uma música de Milton Nascimento, que “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”. Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc…).
8. Parabéns! Elegância (beleza, etc…) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: “ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa”. Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 ” O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?” Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando- lhes FELICIDADES ! E assim o presente é distribuído entre todos !


Músicas de Natal:

Selecionar  musicas de Natal, e distribuir os trechos destas músicas entre os participantes em números iguais, pedir que todos vão cantando e procurando quem está cantando a mesma música, até que todos se encontrem e formem grupos, e estes grupos se apresentem como um verdadeiro coral improvisado.

O grupo que cantar melhor e tiver a melhor coreografia será o vencedor.
Eis as estrofes escolhidas:


Natal, natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela guia
Natal do Menino Jesus
Blim Blão, Blim Blão, Blim Blão,
Bate o sino na Matriz

Papai, mamãe rezando para o mundo ser feliz



                                       ♥ ♥ ♥


Anoiteceu
O sino gemeu

A gente ficou

Feliz a rezar
Papai Noel
Vê  se você tem
A felicidade
Pra você me dá

                                       ♥ ♥ ♥


Bate o sino pequenino, sino de Belém
Já nasceu Deus Menino
Para o nosso bem
Paz na terra, pede o sino
Alegre a cantar
Abençoe Deus menino este nosso lar


                                       ♥ ♥ ♥


Botei meu sapatinho
Na janela do quintal
Papai Noel deixou meu presente de Natal
Como é que Papai Noel
Não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem.

                                       ♥ ♥ ♥


Natal, natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela guia
Natal do Menino Jesus
Blim Blão, Blim Blão, Blim Blão,
Bate o sino na Matriz

Papai, mamãe rezando para o mundo ser feliz


                                       ♥ ♥ ♥


Noite feliz, noite feliz
Oh Senhor!Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz oh Jesus
Dorme em paz oh Jesus





Agora imagine você, umas cinqüenta pessoas cantando músicas diferentes, se entrelaçando, procurando quem está cantando a mesma música.

Realmente será muito divertido, principalmente a apresentação dos corais.

 


Texto escolhido para reflexão foi “A FRATERNIDADE DO POÇO”, eis aqui o texto:


A FRATERNIDADE DO POÇO
(autor desconhecido)

Os moradores da aldeia procuravam a felicidade sem, contudo encontrá-la. Um dia alguém falou:
-Gente a felicidade esconde-se no fundo daquele poço, lá na praça...
Todos saíram correndo para o local indicado. Dezenas de mãos fizeram corrente, puxando a corda. E o balde subia do fundo do poço. Um brilho de expectativa indescritível nos olhos de todos. Finalmente concretizaram o seu grande anseio.
Súbito a cruel decepção. Na ponta da corda apenas um velho balde. Furado, feio, enferrujado e vazio. Dolorosamente vazio. O grupo se entreolha triste, arrasado. Fora apenas um sonho, uma ilusão. Mais uma derrota ao lado de tantas outras. Quebrando o pungente silencio de rosto iluminado, alguém falou:

-Eu acho que deveríamos agradecer, apesar de tudo...Meia hora atrás, éramos ilustres desconhecidos. Estranhos na mesma aldeia. A gente se conheceu agora, chegou mais perto um do outro, esse balde vazio nos aproximou!

No outro lado da corda, a grande descoberta. A descoberta do grupo, da comunidade. A alegria da entre ajuda, do encontro, da partilha, da amizade. Descoberta maravilhosa com gosto de esperança, de novas perspectivas desenhadas no horizonte.

Pequena história que se repete constantemente. Tudo que nos irmana e aproxima é graça, dom, benefício. Mesmo que os “baldes da vida” não nos traga necessariamente a felicidade sonhada, o premio que perseguimos, o tesouro ambicionado.
 A solidariedade enraíza no evangelho, enlaçando almas e corações sempre que nos chegamos mais perto uns dos outros, um milagre acontece.

 Após a leitura deste texto, eu preparei um pequeno balde com decoração natalina e dentro dele coloquei várias palavras, e disse aos presentes que desejava a todos um balde cheio de : PAZ, UNIÃO, ALEGRIA, ESPERANÇA, HARMONIA, SAÚDE, SOLIDARIEDADE, FELICIDADE, CONFRATERNIZAÇÃO, AMIZADE, FÉ, PERDÃO, SABEDORIA, PROSPERIDADE,  e PACIENCIA.

Em seguida, percorre-se com o baldinho entre os presentes e cada um retira uma destas palavras e lia em voz alta.

Ao final vivenciar a dinâmica de grupo, a qual será denominada “A ALEGRIA DA AMIZADE E DO ENCONTRO”

E explicar o seguinte:
“Assim como o oceano só é belo com o luar...
Assim como a canção que só tem razão se se cantar...
Assim como uma nuvem só acontece se chover...
Assim como o viver sem ter amor não é viver...”
Tudo isso nos leva a crê que “na vida não há você sem mim e eu não existo sem você.”

Portanto, a partir daquele momento caberá a cada um dos presentes encontrar seu par e explicar o porquê desta relação prazerosa, que dá um colorido especial a nossa vida.

E para que esta brincadeira fique bem animada providenciar muitos objetos, todos dentro de saquinhos, sendo estes saquinhos  uns na cor vermelha e outros verde e estabelecer as seguintes regras:
1- Cada participante ao abrir seu saquinho não deve deixar ninguém ver o objeto e nem ler a frase que há dentro dele. Avisar que apenas alguns saquinhos tinham apenas frases.

2- Quem recebeu saquinho na cor vermelha falaria em primeiro lugar, em seguida a pessoa que teria recebido saquinho verde e assim sucessivamente.

Nesta dinâmica deverá haver a  preocupação de selecionar os objetos que serão comprados e colocados dentro de cada saquinho, para que sejam recebidos por casais, por mãe e filho, amigos entre si, irmãos entre si. Então, cada saquinho será identificado com o nome da pessoa que deverá recebê-lo. Haverá também exceções, pois algumas pessoas receberam mais de um saquinho.



Então eis aqui a relação dos convidados e o que continha em cada saquinho:
... (recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um pássaro sem ninho.
Objeto: Um pássaro.
... ( recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o ninho deste pássaro
Objeto: Um ninho
Obs: Este casal são respectivamente marido e mulher e por sinal um casal perfeito, um casal exemplar.

...(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um computador sem teclado
Objeto: Um mini computador de brinquedo
...( recebeu saquinho verde)
Frase Eu sou o teclado do seu computador
Objeto: Um teclado
esse casal era de namorados

... recebeu saquinho vermelho)Frase: Eu sou uma noite sem lua
...(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou a lua desta noite
Objeto: Uma lua feita de cartolina laminada prateada.
Obs: Este casal na época namoravam e atualmente são casados.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um mar sem ondas
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou a onda do seu mar
Obs: Este casal na época namoravam.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou uma flor sem perfume
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o perfume desta flor
Objeto: Um vidro de perfume
Obs: Este casal é mãe e filho.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase:Eu sou uma estrela sem brilho.
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o brilho da sua estrela.
Objeto: Uma estrela de cartolina laminada
Obs: Este casal é pai e filho.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um céu sem estrela
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou a estrela do seu céu
Objeto: Uma estrela de cartolina laminada
Obs: Elas são mãe e filha.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um circo sem palhaço.
Objeto: Um circo (feito artesanalmente com cartolina e revestido com listras de papel crepom)
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o palhaço deste circo
Objeto: um palhaço
Obs: Este casal é pai e filho.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um bule sem tampa
Objeto: um bule
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou a tampa do seu bule
Objeto: a tampa do bule
Obs: Este casal são respectivamente marido e mulher e por sinal um casal perfeito, casal exemplar.

(recebeu saquinho vermelho)
Eu sou uma caneta sem tinta
Objeto: uma caneta sem carga
(recebeu saquinho verde)Frase: Eu sou a tinta desta caneta
Objeto: A carga da caneta.
Obs: Elas são mãe e filha

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um dia sem sol
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o sol do seu dia
Objeto: o sol
Obs: somos irmãs, e esta foi uma homenagem simbólica que prestei a ela para dizer-lhe que realmente toda ajuda que ela me proporcionou na minha vida foi tão importante como a luz do sol.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um deserto sem água
(recebeu saquinho verde)
Eu sou a água do seu deserto
Objeto: uma garrafa com água
Obs: Este casal são respectivamente marido e mulher.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou uma xícara sem pires
Objeto: Uma xícara
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o pires dea sua xícara
Objeto: um pires
Obs: Este casal é pai e filha.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase:Eu sou um corpo sem coração
(recebeu saquinho verde)
Frase:Eu sou o coração deste corpo
Objeto: Um coração
Obs: Este casal é mãe e filha

 (recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um barco sem remo
Objeto: Um barco
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o remo deste barco
Objeto: os remos
Obs: Eles são filho e pai.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um mar sem peixe
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o peixe deste mar
Objeto: Um peixe
Obs: Este casal é filho e mãe e ele é um grande pescador.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu fui uma noite escura
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu fui a luz desta noite
Objeto: Uma lâmpada
Obs: LEMBRA A SOLIDARIEDADE

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um Papai Noel sem trenó
Objeto: Um Papai Noel(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o trenó deste Papai Noel
Objeto : um trenó
Obs: Eles são pai e filho.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um “i” sem pingo
Objeto: A letra “i”
 (recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o pingo do seu “i”
Objeto: o pingo do “i”
Obs: Elas são grandes amigas.


(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou uma casa sem botão
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o botão desta casa
Objeto: Um botão
Obs: Elas são mãe e filha, e são inseparáveis.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um brinco sem par
Objeto: Um brinco
(recebeu saquinho verde)
Frase:Eu sou o par deste brinco
Objeto: Um brinco
Obs: Elas são mãe e filha.


 (recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um zoológico sem leão
(recebeu saquinho verde)
Frase:Eu sou o leão do seu zoológico
Objeto: Um leão
Obs: Este casal são filho e mãe e ela é do signo de Leão.


(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um baú sem chave
Objeto: Um mini baú de madeira
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou a chave do seu baú
Objeto: Uma chave
Obs: Elas são muito amigas.

(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou um Natal sem panetone
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o panetone do seu Natal
Objeto: Um panetone
Obs: Elas são tia e sobrinha, e esta nossa tia gostava demais de  panetone.





(recebeu saquinho vermelho)
Frase: Eu sou uma festa sem balão
(recebeu saquinho verde)
Frase: Eu sou o balão da sua festa
Obs:  TIA E SOBRINHA

A título de sugestão muitas outras frases podem ser criadas se o grupo for maior, como por exemplo:

Eu sou um jardim sem rosas.
Eu sou a rosa do seu jardim.

Eu sou um aquário sem peixe.
Eu sou o peixe do seu aquário.

Eu sou um dia sem sol.
Eu sou o sol do seu dia.

Eu sou um caderno sem capa.
Eu sou a capa do seu caderno.

Eu sou um violão sem cordas.
Eu sou as cordas do seu violão.

Eu sou uma panela sem tampa.
Eu sou a tampa desta panela.

Eu sou um rádio sem pilhas.
Eu sou as pilhas do seu rádio

Eu sou uma música sem letra.
Eu sou a letra desta música.

Eu sou um relógio sem ponteiros.
Eu sou os ponteiros deste relógio.

Eu sou um natal sem champanhe.
Eu sou a champanhe do seu Natal.

Eu sou um cadeado sem chaves.
Eu sou a chave deste cadeado.

Eu sou um parafuso sem porca.
Eu sou a porca deste parafuso, etc, etc....


BRINCADEIRA DA BERLINDA...

Inicia-se com a mensagem...


DEMISSÃO

 (autor desconhecido)

Venho por este meio apresentar oficialmente o meu pedido de demissão da categoria dos adultos.
Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as ideias de uma criança.
Quero acreditar que o mundo é justo e que todas as pessoas são honestas e boas.
Quero acreditar que tudo é possível.
Quero que as complexidades da vida me passem despercebidas e quero ficar encantado com as pequenas maravilhas deste mundo.
Quero de volta uma vida simples e sem complicações. Estou cansado de computadores que falham, de toneladas de papel que me dão cabo da cabeça, de notícias deprimentes, de contas para pagar e da necessidade de atribuir um valor monetário a tudo o que existe.
Não quero ser obrigado a dizer adeus a pessoas queridas e, com elas, a uma parte da minha vida.
Quero ter a certeza de que Deus está no céu.
Quero viajar à volta do mundo no meu barco de papel.
Quero atirar pedras à água e ter tempo para olhar para as ondas que elas formam.
Quero acreditar que as moedas de chocolate são melhores do que as de verdade, porque podemos comê-las e ficar com a cara toda lambuzada.
Quero ficar feliz quando as flores nascerem e quando os frutos nas árvores amadurecerem.
Quero poder passar as tardes de Verão à sombra de uma árvore.

Quero que a maior competição em que eu tenha de entrar seja um jogo de futebol.
Quero voltar ao tempo em que só sabia o nome das cores, a tabuada, as cantigas de roda, o jogo da macaca, porque não fazia a menor idéia das coisas que ainda não sabia.
Quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraços, das palavras gentis, da justiça, da paz, dos sonhos, da imaginação, dos castelos no ar.
Quero convercer-me que tudo isto vale muito mais do tudo o resto.

 

Espero ter convencido a todos vocês a ser criança novamente e como criança que seremos, a partir de agora vamos brincar. A brincadeira é a da berlinda (é a nova).
Só que é a berlinda das qualidades.
A brincadeira começa com uma pessoa do grupo se afastando e enquanto isso alguém vai anotando o que cada um diz sobre aquela pessoa e quando ela retorna ouve suas qualidades reconhecidas por cada participante.

De forma que a brincadeira é mais ou menos assim: uma disse que você é muito inteligente, outra disse que você é muito solidária, e assim sucessivamente, depois a pessoa que foi para a berlinda escolhia a qualidade que mais se identificava e a pessoa responsável por esta afirmação iria para a berlinda.
Esta brincadeira realmente muito divertida.

Dinâmica Estrelas...

Começar a festa distribuindo estrelas (confeccionadas de papel laminado cartolinizado) para cada participante.

E prosseguir dizendo o seguinte:

Então é Natal, “a festa cristã do velho e do novo, do amor como um todo” e a grande data  é o nascimento de Jesus e o motivo pelo qual estamos aqui para comemorar.

 É Natal. É tempo de armar árvores e presépios, acender as velas, preparar a casa.
 É tempo, sobretudo de preparar o coração, de abrir suas portas a Jesus para ele nascer em cada um de nós.

Natal é a festa que lembra as virtudes e os valores humanos.
Quando Deus fez o universo criou o homem à sua imagem e semelhança e o dotou de dons e qualidades as quais o fez verdadeiras pessoas estrelas e pessoas cometas, pois brilha pelos valores que possui, desta forma, “existem em nossas vidas pessoas estrelas e pessoas cometas. Pessoas cometas passam e deixa apenas à lembrança do seu brilho, pessoas estrelas permanecem sempre com o seu brilho intenso. O importante na vida é ser estrela.”

 Portanto, cada um de nós tem características que são marcantes e visíveis, de modo que vamos dizer agora para algumas pessoas que estão aqui conosco quais as qualidades, quais os aspectos do seu comportamento, da sua maneira de ser que mais admiramos, qualidades estas que as tornam PESSOAS ESTRELAS.

 A dinâmica será um  sucesso, serão muitas as declarações de amor, de carinho, de admiração por todas as pessoas estrelas presente nesta festa.


Curiosidade:

“A estrela representa o sol da justiça que guiou os magos. A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite, ela aponta para o local do nascimento de Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa essa vinda de Deus ao mundo.”
Fonte: http://claudinearocha.blogspot.com/2009/10/simbolos-do-natal.html

O MENINO E O ANJO
(autor desconhecido)
Feliz, mas cansado, o menino contemplava extasiado, aquele mundo que se descortinava atrás do muro que acabara de escalar.
Estátuas, grandes pedras, blocos de mármore e um homem sério e aplicado. Em suas mãos um martelo e um cinzel. O  menino olhava encantado tudo aquilo e observava o homem que com seu martelo e cinzel golpeava ora devagar, ora mais energicamente o bloco de mármore.
O menino não conteve a sua curiosidade e perguntou repentinamente:
- “O que o senhor está fazendo?”
- “Meu filho, respondeu calmamente o escultor, volte daqui a dois meses e verás.”
Dois meses foram dois séculos para o inocente menino!
Enquanto isto o escultor continuou trabalhando lentamente, tirando os pedaços de mármore, alisando, polindo para que surgisse daquele bloco de mármore a imagem sonhada. Todo cuidado era pouco, pois um golpe em falso, uma martelada mais forte, uma cinzelada fora do lugar poderia arruinar toda a obra.
Cada movimento era estudado, cada particular completado.
Quando o menino surgiu novamente em cima do muro, no lugar do bloco de mármore estava uma linda estátua de anjo.
- “Onde o senhor foi buscar isso, perguntou o menino?”
- “Ela estava dentro do bloco de mármore, respondeu o escultor”.
Dentro de cada ser humano há um anjo.
Basta descobri-lo, com trabalho cuidadoso e AMOR. 
“As pessoas são como blocos de mármore que quando bem trabalhadas viram lindas obras de arte.”
Lembre-se que “Todos nós somos anjos de uma só asa, só poderemos voar abraçados uns aos outros.”

Nesta dinâmica distribui-se asas de cartolina para os participantes.
Estas asas deverão ser confeccionadas artesanalmente, colocar elástico para prendê-las ao corpo e ficarem perfeitas.
 Determinar que todos deverão colocar suas asas e no tempo de 10(dez) minutos deverão circular na sala para que os integrantes do grupo escrevam suas qualidades em suas asas.
Ao final, aquele que colhesse maior número de qualidades será  considerado o ANJO DO NATAL.

               dinâmica  “BAZAR DE TROCAS”.

Trata-se de um bazar onde se troca qualidades.
Providenciar para cada participante uma placa de cartolina em branco com um cordão para ser pendurada no pescoço.
Pedir que cada participante escreva na sua placa a qualidade que mais fortemente possua. Então surgirão placas com muitas qualidades como: Sou Simpático, Sou Educado, Sou Organizado, Sou Paciente, Sou Alegre, etc...
Iniciar o bazar mediante troca. O participante troca a sua placa por outra que tenha uma qualidade que falte nele ou que ele tivesse pouco. Eu por exemplo, lembro que troquei minha placa de Sou Organizada pela da minha sogra, a dela era “Sou Paciente”.

texto  “Você Aprende” de William Shakespeare, eis o texto:


“Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno
do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de
cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destrui-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para três.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar. ”

Em seguida distribuir com o grupo a letra da música “O QUE É, O QU É” do Gonzaguinha, e convidei para que todos cantassem, eis a letra da música:
O Que É, O Que É?
Composição: Gonzaguinha

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...
E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luxo e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Em seguida continuar dizendo que cada ser humano através de todas as suas vivências acumula uma experiência de caráter extremamente pessoal, que às vezes não têm oportunidade de transmitir aos outros.

Lembrar que  “TODO HOMEM TEM UMA EXPERIÊNCIA QUE MERECE SER TRANSMITIDA AOS OUTROS HOMENS.”

A dinâmica escolhida para ser vivenciada neste natal  foi denominada “ Vivendo e Aprendendo”. Ela nos proporciona uma oportunidade enriquecedora para todos nós, porque na vida nós somos um eterno aprendiz.

Continuar dizendo que a partir daquele momento gostaria que cada um se expressasse com uma frase, algo que aprendeu com a vida, ou com alguém.

Disse mais o seguinte: lembre-se que você sabe o que sabe, porém você na sabe o que os outros sabem. E como diz o escritor Paulo Freire “ Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa.”

Exemplo:  aprendi que a vida às vezes nos reserva o inesperado e o inconcebível, e neste momento é preciso manter a serenidade e não perder a fé e a esperança em Deus.

Aprendi também que todo mundo é atraente quando sorri, e que o sorriso facilita a vida da gente. A propósito de sorriso, li uma vez um texto denominado “O SORRISO” de Dale Carnegie, escritor americano, que diz o seguinte:

O SORRISO

“Nada custa, mas cria muito.
Enriquece os recebedores, sem empobrecer os doadores.
Dura apenas um segundo, mas muitas vezes, a memória o guarda para sempre.
Ninguém é tão rico que possa ir adiante sem ele, e ninguém é tão pobre que não fique mais rico com os seus benéficos.
Traz a felicidade ao lar, alimenta a boa vontade nos negócios e é a senha dos amigos.
É repouso para o fatigado, incentivo para o desanimado, alegria para o triste, e o melhor antídoto da natureza para o mau humor.
Não pode ser comprado, mendigado, emprestado ou roubado, pois é alguma coisa que não é artigo de valor para ninguém senão quando dado naturalmente.”

Portanto neste Natal use seu sorriso para presentear os que nada têm a receber.

Retornando ao texto “Você Aprende”, eu pergunto: E vocês o que aprenderam com a vida?

FOTO DE JESUS

A festa começa com a distribuição entre os convidados desta foto.
Trata-se de uma ilusão de ótica da foto de Jesus, e peça para que todos os participantes lessem as instruções que estavam nela.

Eis aqui as instruções:
Olhe fixamente nos 4 pontos pretos centrais.
Conte até 10.
Olha para a parede do seu ambiente e pisque os olhos várias vezes.
Quanto mais piscar, mais verá a face do Salvador.

 Jesus Cristo

Então comece dizendo o seguinte:

Hoje é Natal, dia do nascimento de Jesus, e estamos aqui reunidos para comemorar.
Para que esta festa tenha um sentido mais real, gostaria que neste momento sentíssemos a presença do aniversariante em nossa vida, que o sentíssemos bem próximo de nós, e isto só será possível  neste momento graças a um breve olhar neste papel que vocês receberam, então é só lê as instruções que estão escritas nele e terão uma agradável surpresa.

Que Jesus esteja sempre com vocês e em vocês.
E desejei Feliz Natal para todos.

A propósito de nascimento, acredito que seja impossível se nascer novamente, mas é possível se modificar padrões de comportamentos costumeiros de nossas vidas.

Em breve estará começando mais um ano novo, e para incentivá-los a modificar a vida velha e recomeçar uma vida nova eu gostaria de trazer ao conhecimento de vocês um texto muito significativo, eis o texto:

SE EU PUDESSE VIVER MINHA VIDA DE NOVOTradução deBONIFÁCIO B. TOZETTI do texto "If I had My Life to Live Over", de RAM DASS
  
Se eu pudesse viver minha vida de novo eu gostaria
de fazer mais erros na próxima vez.

Eu relaxaria. Eu seria mais flexível. Eu seria mais
boba do que fui desta vez.
Levaria menos coisas a sério. Me arriscaria mais.
Eu subiria em mais montanhas e nadaria em mais rios.
Comeria mais sorvetes e menos arroz com feijão.
Pode ser que  eu tivesse mais problemas reais,
mas teria bem menos imaginários.

Sabe, eu sempre fui uma destas pessoas que vivem
direitinho e com sensatez hora após hora, dia após
dia.
Ah! Eu tive sim meus momentos. E se eu pudesse fazer de novo eu teria muitos mais.
Olhe, pra dizer a verdade eu ia tentar ter só isto.
Só momentos, um atrás do outro, em vez de viver
tantos anos à frente de cada dia.

Eu fui uma destas pessoas que nunca vai a lugar algum sem um termômetro, uma bolsa de água
quente, uma capa de chuva e um pára-quedas.
Se fosse pra fazer de novo eu levaria bem menos
tralha.

Se eu pudesse viver minha vida de novo, eu estaria
já descalça bem mais cedo na primavera e ficaria
assim até bem mais tarde no inverno.
Eu iria a mais bailes.
Eu entraria em mais rodas—vivas e gigantes.
Eu apanharia mais flores.

Nadine Stair
85 anos de idade
Louisville, Kentucky

Texto extraído do livro
"Journey of Awekening: A meditator's Guidebook"
(A Jornada do Despertar: Um Guia para o Meditador)
Autor: Ram Dass


Após a leitura deste texto, colocar a música do titãs... eis a letra da música:

Epitáfio
Composição: Sérgio Britto

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...


Finalmente a dinamica de grupo, então sugeri que para treinar a transformação proposta e apresentada para uma nova vida convidei o grupo para a dinamica denominada O Escultor e a Escultura.

 Nesta dinâmica cada pessoa teria que escolher um par, ficar em pé um de frente para o outro, sendo que um representará o papel de escultor, o qual poderá esculpir, modelar o outro da forma que quiser e o outro deve permitir a modelação enquanto escultura.

Ao final, foi votada a mais bela escultura por um jurado, e o prêmio (uma linda caixa de chocolate) foi dividido entre o escultor e a escultura.


VOCÊ CONHECE A KÁTIA FLÁVIA ?


Kátia Flávia vivia em seu mundinho de correria. Viu alguém passando atrasada, nas pressas por aí? Era Kátia Flávia.
Seu maior companheiro era o relógio. Tinha vários. O de pulso, o do carro, o do celular, o do despertador. Acorda, Kátia Flávia, já é hora de ir pra faculdade!

E lá vai ela no seu banho matinal de 5 minutos. Fingindo estar acordada, entra no carro, liga o rádio. Dá uma olhadinha no relógio. São 7hs:42. Herbert Viana, dos Paralamas do Sucesso, era quem cantava: “Ah! Eu acordo pra trabalhar, eu durmo pra trabalhar, eu corro pra trabalhar”. E cantarolava a musica que chamava sua. Pudera. Kátia Flávia fazia de tudo e não tinha tempo pra nada.

Conversar com os pais? Só no fim de semana, e “olhe lá”, dizia ela apontando o dedo indicador pra cima, como quem diz: “é, minha filha, num é fácil não!”.
Kátia Flávia adorava a combinação mar e pôr-do-sol. Adorava o som do moço que vendia chegadinho na porta de sua casa. Adorava empurrar o pé na parede para balançar a rede. Adorava filosofar sobre as coisas da vida com as primas que só via de seis em seis meses. “ E olhe lá” Ah! Ela adorava essa frase. Adorava conversar com o pai sobre o “príncipe encantado que não chega” e com a mãe sobre ser humilde na vida, acima de tudo.  Adorava cantar com sua vózinha, todas as que a vovó mostrasse o sorriso de cantar. Adorava o seu cavalete de pintura, suas tintas e pincéis. Adorava quando visitava seu quase- afilhado e ficava falando coisas de adulto pra uma criança que mal sabe falar. Kátia Flávia adorava tomar sorvete à tardinha, mesmo que sempre deixasse marcas de chocolate na sua roupa nova. Adorava bater fotos espontâneas, fotos que congelassem o momento de distração de pessoas queridas.


Ah! Kátia Flávia! Você com esse seu tempo maluco hein? Esqueceu que ama tanta coisa, que se diverte com coisas tão banais, que esqueceu de viver mais. Esqueceu de dizer bom dia para o pai e que ta feliz porque a saúde dele vai bem, obrigada. Esqueceu de dizer para a mãe que adorou o almoço, de tão rápido que saiu para trabalhar. Ah! A Kátia Flavia? Acorda pra trabalhar, dorme pra trabalhar, corre pra trabalhar.

O sol já se foi e Kátia Flávia  estava a estudar. O chegadinho? Nem deu tempo de chamar o moço, pois estava atrasada pra ir pra musculação. Ede? Nem pensar... mal dorme na cama, como tem tempo pra se balançar na rede? As primas não vê há séculos e se pergunta se estão de namorado novo, se estão gostando da faculdade ou se voltaram a fazer natação. Não conversa com os pais há duas semanas, de tão cansada que chega em casa. Tem até preguiça de falar, de tanta coisa que fez. A pintura deixou pra lá, não por falta de dom, mas por falta de paciência para apender a misturar as cores. Talvez tenha perdido até a sensibilidade, sei lá. O quase afilhado, coitado, já deve ta falando pelos cotovelos e ela nem teve tempo de ensiná-lo a falar : “ tia Kataflá”. Nada de sorvetes,  nem fotos espontâneas. Nenhum registro na roupa nem nos álbuns de fotografia.

 O que foi mesmo que ela fez esse ano? Ah! Lembrou... Chorou de saudades da avó que se foi. A vó que adorava cantar e fazer bordados. Se foi, sabe quando? Quando Kátia Flávia estudava para a prova de história. Pois foi.
E no ano que vem, heim, Kátia Flávia? Pretende aprender a falar japonês também é?

Pretende ganhar um aumento no salário, ser promovida? Quer ter o dicionário como o livro de cabeceira? Vai continuar dirigindo por aí, atrasada, como sempre? Ah não, Kátia Flávia. As pessoas se vão um dia, sabia? As pessoas e as intimidades, viu? O pôr-do-sol, as árvores do teu caminho, tudo está ali...E você nem vê. Quando é que você vai observá-las? Próximo mês “e olhe lá”? O tempo é agora, as pessoas querem te ouvir e te abraçar hoje! Não dá pra adiar. Já é Natal, acorda mulher.

Kátia Flávia acordou. Estava no trânsito, atrasada. Olhou para o moço do carro ao lado e parece que se viu. Viu uma Kátia Flávia por trás da testa franzida de preocupação do moço. E do lado esquerdo, uma senhora de quarenta e tantos anos, que buzinava desesperada, xingando Deus e o mundo, pra dizer que o sinal abriu. Mas não adiantou a pessa.

Naquele exato instante, Kátia Flávia direcionou o carro para a calçada. Todo mundo abriu alas. E por um instante os relógios pararam, o mundo parou. Lá ia, correndo, para salvar uma vida, a ambulância branca e vermelha. Uma vida cheia de amores e prazeres que podia estar se interrompendo ali.O mundo e o relógio pararam naquele instante. Kátia Flávia, pálida, descobriu sua cegueira para a vida.

Descobriu, depois de meses passando pelo mesmo caminho, uma praça, verde, lindíssima e crianças brincando, distraídas e felizes. E foi ali, diante da antítese morte e vida  que Kátia Flávia acordou para viver mais.
Kátia Flávia hoje acorda para abraçar os pais, corre para ver o sol que se põe à beira-mar, dorme para descansar de mais um dia feliz.”



 “Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo.
Não conheço ninguém que tenha progredido na carreira sem trabalhar pelo menos doze horas por dia nos primeiros anos.

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá de se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo obterá os mesmos resultados.
Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar, enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende da dedicação.
Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.
Mas toda mágica é ilusão.
E ilusão não tira ninguém do lugar onde está… Ilusão é combustível de perdedores…”


Direcionar para os seguintes valores: bendizer a vida, apreciar mais a natureza e a beleza e a grandeza das criaturas, como bem enfatizou da Katia Flavia.

Com relação à dinâmica de grupo, preparar muitos anjos dourados feitos em cartolina laminada como símbolos de um troféu que denominei de “OSCAR”, os quais foram usados para contemplar os convidados.

Foram confeccionados aproximadamente uns 50(cinqüenta) OSCARS. Foram oferecidos Oscar para a pessoa da mais bela voz, para mais solidária, para a mais bem humorada, mais caridosa, etc...e  em cada um deles eu colei frases que estão relacionadas abaixo.

Iniciar a dinâmica dizendo que gostaria de promover entre os presentes a entrega do “OSCAR 2014” para assim ficar registrado o reconhecimento de tantos dons e qualidades existentes entre nossos familiares.
         
Deverão ser distribuídos Oscars para todos, e cada um escolhe a pessoa que considera merecedora.

Exemplos:

–PESSOA DA MAIS BELA VOZ.
FRASE NO OSCAR: Parabéns!  Você canta tão afinado como estes pássaros.
O presentinho que acompanhou foi uma gaiolinha com dois pássaros que cantam movidos à pilha, sensores ao vento e ao barulho.
                                                                   
 -PESSOA MAIS DOADORA
FRASE NO OSCAR: Parabéns ! Você ajudou a salvar vidas doando sangue e plaquetas.  “Bem aventurados os misericordiosos,  porque alcançarão misericórdia.” (MATEUS 5:7)

                                                                           
 - UM ANJO DE PESSOA
 FRASE NO OSCAR :Parabéns! Para você se tornar um anjo de verdade  
 só falta as asas.
 O presentinho que acompanhou foi um anjinho de resina.

 -  O MELHOR PESCADOR
 FRASE NO OSCAR:      Parabéns! Você sabe pescar para si e sabe  
 dividir o peixe com os  carentes.
 O presentinho que acompanhou foi um peixe de resina.


 – PESSOA MAIS ACOLHEDORA
 FRASE NO OSCAR : Parabéns! Você é tão acolhedora como este ninho, 
 sabe ouvir, dar bons conselhos e se preocupa com o bem  
 estar dos outros.                       
 O presentinho que acompanhou foi um ninho de verdade com um passarinho.

- PESSOA MAIS CARIDOSA
FRASE NO OSCAR:Parabéns! “Não desistais de fazer o que é excelente”  (II TESSALONICENSES 3:13)
O presentinho que acompanhou foi também um porta celular, representando o gesto de doar.


Kelen(sobrinha)- A MELHOR GERENTE
FRASE NO OSCAR : Parabéns! É surpreendente sua capacidade empreendedora.           

       
–A MELOR ESCRITORA
FRASE NO OSCAR :Parabéns! Quando a gente escreve,
sem querer se deixa ser fotografada por dentro, e                                assim, surge a oportunidade das pessoas lhe conhecerem em sua plenitude.
O presentinho que acompanhou foi uma mulher sentada em um birô escrevendo um livro( objeto artesanal feito de barro). 
        
- PESSOA QUE MAIS BRILHOU
FRASE NO OSCAR :Parabéns! “Sem o esforço da busca torna-se impossível a alegria da conquista.” Que suas buscas tenham sempre o brilho da vitória.

      
                
“ MÉDICO DO HUMOR  E  DA FELICIDADE ”                                           
   Parabéns! Pessoa como você transmite alegria e alto astral               
   e cura a tristeza e a melancolia.
                                                            
 -FILHO(A) EXEMPLAR para seus filhos:  seguinte frase: Eu sinto 
 orgulho de você.                                                               


-PESSOA MAIS SIMPLES
Parabéns! Você é simples como  JESUS.
 Bem aventurados os humildes de espírito, porque 
   deles é o reino dos céus”  (Mateus 5:3)

-Pessoa Mais Esforçada

-Pessoa Mais Culta  

-Oscar da Pessoa Mais Educada 

-Filho Exemplar 

Após a entrega dos Oscars fazer o amigo secreto.


Eis as frases que colei em cada troféu:

        OSCAR 2014
PESSOA MAIS FELIZ
Parabéns! A felicidade não depende dos outros, e sim se nós mesmos.

        OSCAR 2014

PESSOA MAIS SOLIDARIA
Parabéns! Solidariedade é coisa rara no mundo em que vivemos repletos de pessoas egocêntricas.
       
         OSCAR 2014

PESSOA MAIS MEIGA
Parabéns! A meiguice é algo raro e você a possui.


          OSCAR 2014

PESSOA DA MAIS BELA VOZ
Parabéns! Você canta tão afinado como estes pássaros.

          OSCAR 2014

PESSOA MAIS EXTROVESTIDO (A)
Parabéns por ter este jeito tão extrovertido é que você estar sendo escolhido (a)

         OSCAR 2014       

PESSOA MAIS SIMPLES
Parabéns! Você é simples como JESUS.
“Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3).

        
            OSCAR 2014
“MEDICO DO HUMOR E DA FELICIDADE”
Parabéns! Pessoa como você transmite alegria e alto astral e cura a tristeza e a melancolia.

              OSCAR 2014
         
 PESSOA MAIS GENEROSA
Parabéns! A generosidade é uma qualidade rara e você a possui.

              OSCAR 2014

PESSOA MAIS SIMPÁTICA
Parabéns! O mundo esta tão triste e para melhorá-lo necessitamos de pessoa simpática como você.

                OSCAR 2014

PESSOA MAIS EDUCADA
Parabéns! Sua educação torna você uma pessoa muito especial.


              OSCAR 2014

PESSOA MAIS PRESTATIVO (A)
Parabéns! Ser prestativo (a) no mundo em que vivemos é tirar de si mesmo um tempo para servir o outro.

             OSCAR 2014

O MELHOR PESCADOR
Parabéns! Você sabe pescar para si e sabe dividir o peixe com os carentes.

             OSCAR 2014

PESSOA MAIS ACOLHEDORA
Parabéns! Você é tão acolhedora como ninho, sabe ouvir, dar bons conselhos e se preocupa com o bem estar dos outros.


               OSCAR 2014

UM ANJO DE PESSOA
Parabéns! Para você se tornar um anjo de verdade só falta às asas.       

         
         OSCAR 2014
      
PESSOA MAIS PACIENTE
Parabéns! Ser paciente é ter fé em Deus. “O coração calmo é a vida do organismo carnal” ( Provérbios 14:30).

         OSCAR 2014

PESSOA MAIS ESFORÇADA
Parabéns! O esforço por você empreendido lhe levará a vitória.


         OSCAR 2014                                                                                         

PESSOA MAIS BEM HUMORADA
Parabéns! O bom humor é contagiante transmite alegria e alto astral.


        OSCAR 2014

PESSOA MAIS CARIDOSA
Parabéns! “Não desistais de fazer o que é excelente”(II Tessalonicenses 3:13)  

            
        OSCAR 2014

PESSOA MAIS DESPRENDIDA
Parabéns! “Há mais felicidade em dar do que em receber”(Atos 20:35)


       OSCAR 2014
         
CASAL MAIS APAIXONADO
Parabéns! “O amor é o perfeito vinculo de união”(Colessenses 3:14)


        OSCAR 2014

PESSOA MAIS FERVOROSA
Parabéns! A fé remove até montanhas.
“A fé não é propriedade de todos”
(II Tessalonicenses 3:13

        OSCAR 2014

CASAL MAIS UNIDO
Parabéns! Que a união de vocês seja eterna enquanto durar.


         OSCAR 2014

PESSOA MAIS ROMÂNTICA
Parabéns! Ser romântico no mundo em que vivemos com pessoas frias e calculistas é ter uma qualidade rara.


         OSCAR 2014                                                                                         

PESSOA MAIS ORGANIZADA
Parabéns! A organização repercutirá sempre positivamente em sua vida.
        
            OSCAR 2014

PESSOA MAIS OTIMISTA
Parabéns! “Esperei com paciência no senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (SALMOS 40:1)

             OSCAR 2014

PESSOA MAIS AMIGA
Parabéns! “ O verdadeiro amigo está amando todo o tempo e é um irmão nascido para quando há aflição.”(Provérbios 17:17)

               OSCAR 2014
         
CASAL MAIS DOADORA
Parabéns! “Você ajudou  a salvar vidas doando sangue e plaquetas.
“Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.

               OSCAR 2014

PESSOA MAIS MANSA
Parabéns!”Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra”(Mateus 5:5)
         OSCAR 2014
      
A MELHOR ESCRITORA
Parabéns! Quando a gente escreve sem querer se deixa ser fotografada por dentro e assim  surge a oportunidade das pessoas lhe conhecerem em sua plenitude.

         OSCAR 2014

PESSOA MAIS PERSISTENTE
Parabéns! “O Caminho mais  certo de vencer é tentar mais uma vez”.

         OSCAR 2014                                                                                         

       PESSOA MAIS FELIZ
Parabéns! “Uma pessoa feliz não é uma pessoa num conjunto de determinadas circunstâncias e sim uma pessoa com um conjunto de determinadas atitudes”.

             OSCAR 2014

PESSOA MAIS BEM HUMORADA
Parabéns! O bom humor  é contagiante, transmite alegria e alto astral.

            
            OSCAR 2014

         MÃE EXEMPLAR
Parabéns! Eu te agradeço pelos caminhos e também pelos puxões de orelha.

               OSCAR 2014
         
        FILHO EXEMPLAR
Parabéns! Se você não existisse eu criaria você.
                OSCAR 2014

PESSOA MAIS FERVOROSA
Parabéns! A fé remove até montanhas.
“A fé não é propriedade de todos”
      
         OSCAR 2014

PESSOA MAIS BEM SUCEDIDA
Parabéns! “o Sucesso num dado momento depende da sorte. O sucesso em algum momento depende da dedicação e esforço.”


         OSCAR 2014

PESSOA MAIS TRANQUILA
Parabéns! Devagar se vai ao longe.

          OSCAR 2014                                                                                         

           PAI EXEMPLAR
Parabéns! Você é exemplo de dedicação, de doação, de dignidade e sobretudo de amor.
           

          OSCAR 2014

PESSOA MAIS OTIMISTA
Parabéns! “Esperei com paciência no senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”(Salmos 40:1).

             OSCAR 2014

PESSOA MAIS EDUCADA
Parabéns! Sua educação torna você uma pessoa muito especial.

               OSCAR 2014
         
CASAL MAIS SIMPÁTICA
Parabéns! O mundo anda tão triste e para melhorá-lo necessitamos de pessoa simpática como você.

            
              OSCAR 2014

PESSOA MAIS EMOTIVA
Parabéns! Ser emotivo(a) é não se envergonhar de sentir e expressar os mais belos sentimentos.
                                                                                  
              OSCAR 2014                                               

PESSOA MAIS OTIMISTA
Parabéns! Seus pensamentos positivos só atraem coisas boas.


         OSCAR 2014                                                                                         

       NAMORADO (A) IDEAL
Parabéns!Você é a pessoa que eu procurava, que bom que te encontrei.

             OSCAR 2014

           FILHO EXEMPLAR
Parabéns!Eu sinto orgulho de você.

            
            OSCAR 2014

     PESSOA QUE MAIS BRILHOU
Parabéns! “Sem o esforço da busca torna-se impossível a alegria da conquista.”

               OSCAR 2014
         
        FILHO EXEMPLAR
Parabéns! Se você não existisse eu criaria você.

               OSCAR 2014

PESSOA MAIS CULTA
Parabéns pelos conhecimentos que você conseguiu acumular em sua vida, que fez de você a pessoa maravilhosa que é.

 Dinamica pegadas na areia...
  
Eu ressaltei que esta música foi escolhida para fortalecer a fé, para que saibam que Jesus nunca nos abandona, mesmo nos momentos mais difíceis.
Eis a letra da música:

PEGADAS NA AREIA

Padre Zezinho

Os caminhos de nosso senhor
Só quem ama percorreu
Só quem sonha conheceu
São caminhos cheios de amor
Que nem sempre o sonhador é capaz de entender

Alguém me disse que sonhou
Que estava numa praia caminhando com Jesus
E olhando o céu viu sua vida
Tanta estrada percorrida
Sempre em busca de uma luz
E olhando as marcas na areia
Viu ao lado de seus passos as pegadas de Jesus

E aí ele falou:
- Não te entendo meu Senhor
E olhou pro chão
Nos caminhos mais difíceis eu não vejo as tuas marcas...
Porque me deixaste só?
Jesus respondeu:
-Os passos são só meus, jamais te abandonei.
É que nos momentos mais difíceis de viver nos meus braços te levei

Alguém me disse que sonhou
Que estava numa praia caminhando com Jesus
E olhando o céu viu sua vida
Tanta estrada percorrida
Sempre em busca de uma luz
E olhando as marcas na areia
Viu ao lado de seus passos as pegadas de Jesus

E aí ele falou:
Falou o que?
-Não te entendo meu Senhor
E olhou pro chão

Nos caminhos mais difíceis eu não vejo as tuas marcas...
Porque me deixaste só?
Jesus respondeu:
Respondeu o que?
- Os passos são só meus, jamais te abandonei.
É que nos momentos mais difíceis de viver nos meus braços te levei



Anunciar uma simulação de uma viagem de trem.
Pedir para arrumarem as cadeiras em duplas, e cada um deverá escolher uma pessoa para viajar a seu lado, depois de tudo arrumado distribui entre os presentes pequenas malinhas de plástico como estas:

                 
 Avisar que dentro de cada malinha  foi colocado várias palavras soltas comoAMOR,    AMIZADES, RAIVA,                    INCOMPREENSÃO,   MEDO,  DESÂNIMO,           TRISTEZA,              PACÊNCIA,                   FORÇA,                     ESPERANÇA,     CORAGEM,          ENTUSIASMO,        EQUILIBRIO,        BOM HUMOR,            TOLERÂNCIA,RESPONSABILIDADE, ALEGRIA, CARINHO , FÉ, FELICIDADE, ESTUDAR, TRABALHAR, PROGRESSO

E que estas palavras representariam os símbolos dos valores e sentimentos que de vez em quando devem ser revistos e reorganizados na mala da vida.

Antes de começar a dinâmica,  ler o texto “O TREM DA VIDA”
Eis o texto:

O TREM DA VIDA
(autor desconhecido)

Quando nascemos, ao embarcarmos nesse trem, encontramos duas pessoas que, acreditamos, farão conosco a viagem até o fim: nossos pais. Não é verdade.

Infelizmente, em alguma estação eles desembarcam, deixando-nos órfãos de seus carinhos, proteção, amor e afeto. Mas isso não impede que, durante a viagem, embarquem pessoas interessantes que virão ser especiais para nós.

Embarcam nossos irmãos, amigos e amores. No trem há, também, pessoas que passam de vagão a vagão, prontas para ajudar a quem precisa, ajudá-lo em alguma dificuldade, para fornecer-lhe orientação e apoio, para ajudar-lhe física ou emocionalmente, ou mesmo para ensinar-lhe algo que você não sabia.

Muitos descem e deixam saudades eternas. Outros tantos viajam no trem de tal forma que, quando desocupam seus assentos, ninguém sequer percebe.
 Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques e desembarques, porém, jamais retornos.

Façamos, então, essa viagem, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros,  procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre, que, em algum momento do trajeto, eles  poderão fraquejar,  e precisaremos entender isso, porque nós também fraquejamos algumas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.
 
Deixar meus filhos viajando neste TREM sozinhos será muito triste. Separar-me de alguns amigos que nele fiz, do amor da minha vida, será para mim dolorido. Mas me agarro na esperança de que, em algum momento, estarei na estação principal, e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem, que não tinham quando embarcaram.

E o que me deixará feliz é saber que, de alguma forma, eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.
Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem e desembarquem as pessoas. Minha expectativa aumenta, à medida que o trem vai diminuindo sua velocidade... Quem entrará? Quem sairá?

Eu gostaria que você pensasse no desembarque do trem, façamos com que a nossa estada nesse TREM, seja a mais tranquila possível, de forma que, na hora de desembarcarmos, tenha valido a pena transitar nessa VIAGEM e que o nosso lugar vazio, traga Saudades e Boas recordações para aqueles que  prosseguirem a VIAGEM!!!

AGRADEÇO MUITO POR VOCÊ FAZER PARTE DA MINHA VIAGEM, E POR MAIS QUE NOSSOS ASSENTOS NÃO ESTEJAM LADO A LADO, COM CERTEZA O VAGÃO É O MESMO.



Como vimos, a vida é uma verdadeira viagem de trem, e hoje vamos dizer para a pessoa que escolhemos viajar o que aprendemos com ela durante a nossa convivência, durante a VIAGEM DA VIDA.

Eu escolhi viajar com meu marido, com ele eu aprendi muitas coisas boas, por sinal muitas terminadas em “AR” como beijar, namorar, dançar, amar e pescar.

Ele me ensinou a gostar de música, foi com ele que conheci muitos cantores de vozes belíssimas como Elton Jonh, Car Stevens, Rod Stuart,etc.

Ele também me ensinou que devemos ouvir mais do que falar.
Queria dizer-lhe também que sou muito feliz viajando a seu lado durante estes vinte e seis anos de convivência. Por fim, dizer que você é o amor que a vida me deu de presente.



A título de sugestão para meus leitores, também pode ser usado o texto “A Bagagem”, eis o texto:


                                            A Bagagem
                                        (autor desconhecido)


Cada um de n
ós possuímos uma pequena mala de mão em nossa vida.
Quando a vida começa, temos em mãos uma pequena mala. À medida que os anos passam a bagagem dentro dela, vai aumentando.
É que vamos colocando tudo o que recolhemos pelo caminho. Algumas coisas muito importantes. Outras, nem tanto e muitas dispensáveis.
Chega um momento em que a bagagem começa a ficar insuportável de ser carregada. Pesa demais.
Nesse momento, o melhor mesmo é aliviar o peso, esvaziar a mala.
Você examina o conteúdo e vai pondo para fora.
Amor, amizade não pesam nada.
Depois você tira a raiva. Como ela pesa! Na seqüência, você tira a
incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse momento, você encontra o desânimo. Ele é tão grande que, ao tentar tirá-lo, ele é que quase o puxa para dentro da mala.
Por fim, você encontra um sorriso. Bem lá no fundo, quase sufocado.
Pula para fora outro sorriso. E mais outro. Aí você encontra a felicidade.
Mas ainda tem mais coisas dentro da mala. Você remexe e encontra a tristeza.
É bom jogá-la fora.
Depois, você procura a paciência dentro da mala. Vai precisar bastante dela.
E também procura a força, a esperança, a coragem, o entusiasmo, o equilíbrio, a responsabilidade, a tolerância e o bom e velho humor.
A preocupação que você encontrar, deixe de lado. Depois você pensa no que fazer com ela.
Bem, agora que você tirou tudo da sua mala, deve arrumar toda a bagagem.
Pense bem no que vai colocar lá dentro de novo. Isso é com você.
E depois de toda a bagagem pronta, o caminho recomeçado, lembre de repetir a arrumação vez ou outra.
O caminho é longo até chegar ao final da jornada, e você terá que carregar a mala o tempo todo.
E quando chegar do outro lado é bom que em sua bagagem tenha o máximo de coisas positivas, como boas obras, amizades, carinho, amor.
Porque isso tudo não pesa na sua bagagem, enquanto na terra. Mas quando for colocada na balança da justiça, para além da existência física, pesará e muito, positivamente.
A vida é uma grande viagem. Durante um tempo excursiona-se pelas paisagens terrenas.
É um período para estudar, trabalhar, progredir.
Um dia, retorna-se para a estação espiritual. É o momento de contar as conquistas e as perdas. Os erros e os acertos.
Que a nossa bagagem, nesse dia, possa estar repleta de virtudes, o bem praticado, afetos conquistados para nossa própria e grande felicidade.


Um dia li um texto que dizia que os “Filhos são como navio”, o texto dizia o seguinte:


FILHOS SÃO COMO NAVIO
(Autoria Içami Tiba)

Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.

Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.

Dependendo do que a força da natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.

Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.
E haverá muita gente no porto,
feliz à sua espera.

Assim são os FILHOS.
Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras.

Certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola, mas a principal provisão, além das materiais, estará no interior de cada um:
A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.

O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.

Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, este porto para outros seres.

Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem devem levar VALORES herdados como:
HUMILDADE, HUMANIDADE,HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.

Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.

A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL A BUSCAR E TER A CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.

Os pais não devem seguir os passos dos filhos e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.

Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partirem para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que:
“QUEM AMA EDUCA”.
“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”
Continuar dizendo que realmente é difícil soltar as amarras, mas será preciso. Então, esperamos que estejam prontos para singrar os mares da vida, construírem um lar com muito amor, compreensão, respeito mútuo e felicidades, para assim  um dia tornarem-se também um porto seguro para os filhos que vão ter.



Depois ofereci a este casal a música Brigas, lembrei que se a letra da música fosse seguida na íntegra com certeza  a felicidade dos dois estaria garantida.

Eis então a letra desta música:
Brigas
Composição: Evaldo Gouveia e Jair Amorim

Vejá só
Que tolice nós dois
Brigarmos tanto assim
Se depois
Vamos nós a sorrir
Trocar de bem enfim.
Para que
Maltratamos o amor
O amor não se maltrata não.
Para que
Se essa gente o que quer
É ver nossa separação.
Brigo eu
Você briga também
Por coisas tão banais,
E o amor em momentos assim
Morre um pouquinho mais.
E ao morer
Então é que se vê
Que quem morreu
Fui eu e foi você
Pois sem amor
Estamos sós
Morremos nós.

Passamos então para a dinâmica de grupo, expliquei que cada um dos presentes iria receber um coração e nele as pessoas deveriam escrever declarações de amor, aquele que recolhesse mais declarações de amor seria considerado um ANJO DE PESSOA, O ANJO DO AMOR, e iria se vestir adequadamente como um verdadeiro anjo do amor, iria ser fotografado e desfilaria para todos.


Porque Deus Criou os IRMÃOS
 (autor desconhecido)

Deus criou os irmãos
Porque sabia muito bem que
O amor e a lealdade de um irmão
Significam mais do que as palavras
Podem expressar

Um irmão compartilha as travessuras,
Os sonhos e os castelos de areia,
Os cochichos e as brincadeiras,
As brigas e os joelhos esfolados...

E quando a gente cresce
Deixando atrás a meninice
É gostoso relembrar as pequenas coisas
Que trouxeram
Tanta alegria.

Sim, quando Deus criou os irmãos
Criou um ser que fosse
companheiro para proteger
E amar durante toda a vida.
É assim que vejo vocês..


Neste Natal, como de costume o Papai Noel chegou com o saco cheinho de presentes e trouxe para cada um de meus irmãos um presentinho: para minhas irmãs trouxe chaveiros de bonecas de porcelana e para meu único irmão presente um chaveiro com uma bola de futebol, além de um lindo cartão como o poema lido: Porque Deus Criou os Irmãos.

Estas lembranças, embora simbólicas, foram como uma recompensa atrasada por não terem ganhado quando ainda eram crianças.

Neste Natal um dos propósitos também era fazer uma reflexão sobre a FELICIDADE, comecei lendo um pequeno poema: “Saber Viver”, eis o texto:
Saber Viver
(Autor Desconhecido)

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar
A campanha que realizei neste Natal “faça uma criança feliz” visava se aprofundar no tema “felicidade”, estimular a reflexão e o reconhecimento da felicidade em cada pequena coisa do nosso dia a dia.

Fazer despertar para reconhecê-la quando ela vem ao nosso encontro, sentir sua presença, abraçá-la e, sobretudo neste momento sempre lembrar de agradecer a Deus por nos proporcionar  este encontro.

Na sua opinião o que é felicidade?
O que te faz feliz?
Pesquisas mostram que a felicidade se encontra nas pequenas coisas da vida, muitas vezes perdidas na rotina do dia a dia.
Vivemos tão enlouquecidos correndo atrás de bens materiais que, mal temos para aproveitar aquilo que já temos.
Muitos colocam o FOCO naquilo que ainda não têm e, por isso perdem a oportunidade de aproveitar coisas simples e maravilhosas como a própria vida.

A grande maioria das pessoas está perdida em devaneios de como será o futuro e, se esquecem de que tudo está acontecendo aqui, agora.
John Lennon dizia “ A vida é o que está acontecendo enquanto estamos pensando no futuro.”

Muitas vezes nem damos conta de pequenas coisas ou gestos que nos fazem tão felizes, às vezes um simples olhar, um sorriso, um elogio, um telefonema para dizer que estamos sentindo a falta de alguém promove a felicidade do outro e é para isso que queremos despertar. Então esta é uma oportunidade para saber o que faz você feliz e assim quem sabe poder lhe proporcionar a tal felicidade.

Pedi a cada participante que escolhesse alguém do grupo  que conhecesse  profundamente, de forma que soubesse dizer o que faria aquela pessoa feliz, a título de sugestão distribui a todos os participantes este folder abaixo no qual continha varias coisas que faz alguém feliz.




















No intuito de lembrar as pessoas o que a fazem feliz, li o poema de Arnaldo Antunes:

O que faz você feliz?

A lua, a praia, o mar
Uma rua, passear
Um doce, uma dança
Um beijo ou goiabada com queijo?
Afinal, o que faz você feliz?
Chocolate, paixão
Dormir cedo, acordar tarde
Arroz com feijão, matar a saudade
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis
Ou são os sonhos que te fazem feliz?
Dormir na rede, matar a sede
Ler ou viver um romance
O que faz você feliz?
Um lápis, uma letra, uma conversa boa
Um cafuné, café com leite, rir a toa
Um pássaro, um parque, um chafariz
Ou será o choro que te faz feliz?
A pausa para pensar
Sentir o vento
Esquecer o tempo
O céu
O sol
Um som
A pessoa ou o lugar
Agora me diz o que faz você feliz?

O que faz você feliz?
aquela comida caseira,
arroz com feijão
brincar a tarde inteira
o molho do macarrão
ou é o cheiro da cebola fritando que faz você feliz?
o papo com a vizinha,
o bife, a batatinha
a goiabada com queijo
um doce ou um desejo
afinal o que faz você feliz?

O que faz você feliz?
ficar de bobeira
assaltar a geladeira
comer frango com a mão
tomar água na garrafa
passar azeite no pão
ou é namorar a noite inteira que faz você feliz?
rir e brindar a toa
um filme, uma conversa boa
fazer um dia normal virar uma noite especial
afinal, o que faz você feliz?

O que faz você feliz?
comer morango com a mão
por açúcar no abacate
brincar com melão, goiaba, romã, jabuticaba
ou é o gostinho de infância que faz você feliz?
cuspir sementes de melancia
falar besteira, ficar sem fazer nada
plantar bananeira, ou comer banana amassada?
afinal, o que faz você feliz?


A partir de então o grupo começou a se manifestar, cada um escolhia a pessoa que conhecia tão bem a ponto de saber o que a fazia feliz.
Esta dinâmica foi sensacional.

Eis aqui mais um texto para reflexão sobre este assunto:

ALGUMAS DAS MELHORES COISAS DA VIDA
 (autor desconhecido)

Se apaixonar.
Rir até sentir o rosto doer.
Um banho quente.
Um supermercado sem filas.
Um olhar especial.
Receber cartas.
Dirigir numa estrada bonita.
Escutar sua música preferida no rádio.
Um banho de espuma.
Uma boa conversa.
A praia.
Achar uma nota de R$50 na sua blusa do inverno passado.
Rir de você mesmo. 
Rir sem absolutamente razão nenhuma.
Ter alguém pra te dizer que você que é bonito (a).
Rir por alguma coisa que você lembrou.
Os amigos.
Ouvir acidentalmente alguém falar bem de você.
Acordar e perceber que ainda faltam algumas horas para dormir.
Fazer novos amigos ou ficar junto dos velhos.
Conversas à noite com seu colega de quarto que não te deixa dormir.
Alguém brincar com o seu cabelo.
Bons sonhos.
Viagens com os amigos.
Dançar
Beijar na boca
Ir a um bom show.
Ter calafrios ao ver aquela pessoa.
Ganhar um jogo difícil
Passar o tempo com os amigos.
Ver os amigos sorrir ou rir.
Segurar as mãos de um amigo.
Encontrar com um velho amigo e descobrir que tem coisas que nunca mudam.
Descobrir que o amor é eterno e incondicional.
Abraçar a pessoa que você ama.
Ver a expressão de alguém que ganhou um presente que queria muito de você.
Ver o nascer do sol.
Levantar todo dia e agradecer a Deus por outro lindo dia!
Sorriam e aproveitem as coisas boas da vida!

Pedir que algumas pessoas entrem no ambiente segurando velas acesas que representavam a PAZ, a FÉ, o AMOR e a ESPERANÇA em um diálogo entre eles, eis a apresentação:


                                   VELAS ACESAS
                                 (autor desconhecido)

Quatro velas estavam queimando calmamente.

O ambiente estava tão silencioso que se podia ouvir o diálogo entre elas:
A primeira disse:
- Eu sou a Paz, e apesar da minha luz, as pessoas não conseguem manter-me acesa.

 Em seguida, a sua chama, devagarzinho, se apagou totalmente.
A segunda disse:

- Eu me chamo Fé!
Infelizmente sou supérflua para as pessoas. Elas não querem saber de Deus, por isso não faz sentido continuar queimando.

Ao terminar sua fala, um vento bateu levemente sobre ela, e a chama se apagou.
Baixinho e triste a terceira vela se manifestou:
 -Eu sou o Amor!
 Não tenho mais forças para queimar.
As pessoas me deixam de lado, porque só conseguem enxergar elas mesmas, esquecem até daqueles que estão à sua volta.

E também se apagou.
De repente, chegou uma criança e viu as três velas apagadas e perguntou:

  Criança:
Que é isto? Vocês devem ficar acesas e queimar até o fim.

Então a quarta vela falou:

- Não tenhas medo, criança. Eu sou a ESPERANÇA, enquanto eu estiver acesa,  poderemos acender as outras velas.

Pausa para reflexão

Quando apagamos as chamas da Paz, Fé e Amor, ainda assim, nem tudo está perdido ... Alguma coisa há de ter restado dentro da gente. E isto tem que ser preservado, acima de tudo ...

Então a criança pegou a vela da Esperança e acendeu novamente as que estavam apagadas.

Que a vela da ESPERANÇA nunca se apague dentro de você.
Ela é a nossa luz no fim do túnel.

A verdade é que “A vida com Cristo é uma ESPERANÇA sem fim. A vida sem Ele é o fim da ESPERANÇA.”

Desejo que a vela da ESPERANÇA, do AMOR, da FÉ,  e da PAZ nunca se apague em nossas vidas! 

A Dinâmica de grupo escolhida teve como base o texto “ALMAS PERFUMADAS”, eis o texto:


                              ALMAS PERFUMADAS
                                (autor desconhecido)

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta.  De sol quando acorda. De flor quando ri.  Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede  que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça.
Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce  que tem pra escolher. O tempo é outro.

E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver. Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.
De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo.
Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.

Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.
Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.

Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.  Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar  feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos.
Abraçando um filhote de urso panda.
Tocando com os olhos os olhos da paz.
Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa.
Do brinquedo que a gente não largava.
Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe que a simpatia é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. 
 Pulsa em outro lugar. Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos, Deus está conosco, juntinho ao nosso lado. E a gente ri grande que nem menino arteiro.
Tem gente como você que nem percebe como tem a alma Perfumada!
  E que esse perfume é dom de Deus.
Em seguida continuei dizendo o seguinte:

Na nossa vida temos por hábito não externar o amor e o carinho que sentimos pelas pessoas, talvez por fruto da educação que recebemos fomos treinados a não dizer “eu te amo”.

Hoje, dia de Natal é hora de abrir o coração para ser a manjedoura que Jesus vai nascer. É um bom dia para treinar e externar o amor que se instalou em nós que no dia a dia não é demonstrado.

Depois, declarei que este texto que foi lido era uma homenagem que eu estava fazendo a todos os presentes que têm alma perfumada, pessoas como vocês que a companhia e o convívio só nos dá prazer.

Cada pessoa é única e tem seu cheiro peculiar, ou melhor, seu próprio dom, pois foram feitas à imagem e semelhança divina.

Para exemplificar diria que tem gente que ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar  feito de alegria, é o caso do...

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta como o ...

Tem gente aqui que tem cheiro de colo de Deus, tamanha é sua fé, como é o caso da ...

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu de tão especial que é, como por exemplo, o ...

Tem gente que ao lado delas a gente se sente abraçando um filhote de urso panda, como é assim quando abraço o... 
Tem gente que ao lado dela, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza como me sinto ao lado do ...

E você, que cheiro você tem?
Será que alguém aqui poderia lhe dizer?

Então esta foi a Dinâmica de Grupo, ocasião em que as pessoas foram declarando o cheiro que sentem das pessoas presentes, houve depoimentos belíssimos, muitos abraços e muita emoção.

Como todos os anos, eu sempre preparo um mural com fotos da família e ao lado de cada foto coloquei estas frases, direcionada a cada um, eis aqui as frases:

Tem gente que ao lado dela, a gente tem certeza 
 que os anjos existem.
                                              ♥
Tem gente que se gosta tanto, que parece com aquele brinquedo que a gente não largava.
                                              ♥
Tem gente que tem cheiro de Xodó

                                              ♥
Tem gente que tem cheiro de amizade, que parece com aquele brinquedo que a gente não largava.

                                              ♥
Tem gente que tem cheiro de sucesso, tão grande são suas conquistas...

                                              ♥
Tem gente que tem cheiro de paixão de tão romântica que é.

                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de saudade, saudade de convivência 
                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de paizão e tem gente que tem cheiro de mãezona, tamanho amor que tem

                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de saúde, ao lado dela a gente se sente seguro 
                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de beleza.
                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de generosidade, suas mãos têm sempre algo para oferecer 
                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de tranqüilidade, ao lado dele a gente se sente tocando ao paz.
                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de Bill Gate, de tão inteligente que é 
                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de pedra preciosa de tão rico de qualidades que é.

                                              ♥

Tem gente que tem cheiro de festa, vive feliz da vida, cheio de alegria
                                              ♥
Tem gente que tem cheiro de um presente que caiu do céu 

                                              ♥

Tem gente que ao lado deles, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda 

                                              ♥
Tem gente que ao lado deles, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

                                              ♥

Tem gente que ao lado dele, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza 
                                              ♥

Tem gente que ao lado dela a gente se sente abrançando um filhote de urso panda


Créditos com palmas à http://natalnafamilia.blogspot.com.br/2010/10/natal-2009.html
           

2 comentários:

  1. De todas as paginas abertas com conteúdo de Dinâmicas para o Natal, a sua foi a melhor.Gostei muito porque há textos para reflexão relacionados a brincadeira.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. amei o site!!! parabéns pela criatividade!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!!!!