segunda-feira, 25 de maio de 2015

Palestra Super+Ação!!!!!!!!!!!!

Olá professores!!! 

Essa é a matéria sobre a Palestra que realizamos em Curitiba neste final de semana... Momentos de descontração, reflexão e aprendizagem...

Obrigada pela oportunidade...

Beijoca
Profe Sheila 

Expoente promove reflexão sobre vínculos e aprendizagens
Debate sobre a prática pedagógica foi tema de palestra para professores da educação infantil em Curitiba

Neste sábado (23), o Colégio Expoente promoveu o VIII Café Pedagógico Expoente, na Unidade Boa Vista. Cerca de 100 professores de Educação Infantil que atuam em Centros de Educação Infantil localizadas nos bairros da Boa Vista, Santa Cândida e Barreirinha participaram do evento. Na ocasião, foi promovido um café da manhã, sorteio de brindes e uma palestra com a professora Sheila Santos, pedagoga catarinense, com experiência em Educação Infantil. Ela falou sobre "Vínculos e Aprendizagem: o verdadeiro papel do professor”, baseado no tema pedagógico do biênio no Sistema de Ensino Expoente.
“A partir do livro ‘Vínculos e aprendizagem’ do Júlio Furtado, observei a necessidade de olharmos para a nossa prática como seres humanos. Como nós estamos? A palestra faz uma reflexão sobre os vínculos, que acontecem de acordo com que estamos nos sentindo. Vínculo não se vê, vínculo se sente e pode ser aplicado em todo o ambiente escolar", analisa Sheila. 
A palestra foi bastante lúdica, pois utilizou a figura de super-heróis conhecidos, como o Batman, Capitão América, Homem-Aranha, entre outros. O objetivo foi mostrar que os professores também são heróis, mas não porque têm super poderes, exatamente pelo contrário, “pois conseguimos participar da aprendizagem das crianças por meio das nossas próprias superações”, completa a pedagoga. O convite foi para que os professores pudessem refletir sobre o tipo de vínculo que estão trabalhando com seus alunos, pais e seus colegas de profissão no ambiente escolar. “Precisamos sempre buscar o equilíbrio da razão e da emoção”, diz a pedagoga. Com isso, foi possível resgatar valores e a essência de ser professor.
De acordo com o público presente, que aplaudiu a palestrante de pé, o evento foi muito satisfatório. “Achei muito bom. Estou estudando sobre isso para o meu trabalho de conclusão de curso e achei um conhecimento muito valioso. Trabalho com crianças de 2 anos e o maior desafio é em me aproximar mais das crianças, fazer com que os alunos sintam carinho pela professora, pois eles ainda estão muito ligados aos pais”, comenta Juliana Cristina Nemex, estudante de pedagogia e já faz estágio na área na Educação Infantil.

“Achei bem interessante. A gente relembra todo o conhecimento e percebe que a gente pode ir além da sala de aula. É importante tentar saber o que passa na cabecinha das nossas crianças e ter um contato maior com os pais”, conclui o professor de Educação Física e Artes, Marcelo Morais. Outra edição do Café Pedagógico será realizada no próximo dia 30 para educadores da região do bairro Água Verde. 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!!!!