DESAFIOS DO APRENDER
ALFABETIZAÇÃO
Claudia Mara da Silva
O QUE É ESTA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO?
Essa é uma proposta voltada, para alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos com deficiência intelectual.
A proposta se baseia no Método Fônico e Método Sodré de alfabetização, o que a diferencia do método Fônico é que na proposta se aprende o som das sílabas e não de letras como no método Fônico.
O processo ensino aprendizagem acontece de forma sistemática, ordenada e progressiva, iniciando com o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica até chegar a escrita e a leitura de pequenos textos.
Nesse processo de alfabetização, o aluno faz tentativas de leitura e escrita com ajuda de um variado material, praticando e vivenciando, tudo com a mediação do professor. Todos os passos evocam uma forma de trabalhar com intensa participação e motivação.
Destacam-se aqui alguns pontos importantes referentes ao desenvolvimento da proposta:
· Seguir os passos indicados na proposta para que a apropriação da leitura e da escrita aconteça de forma simples e objetiva.
· O material de apoio é muito importante para o manuseio do aluno. E serve também para a atuação do professor, enriquecendo sua prática.
· Todo material tem como base a proposta de alfabetização silábica diferenciada, portanto deve ser manuseado, diariamente, pelos alunos e seu professor.
· A seleção e a organização das atividades propostas seguem os princípios da alfabetização silábica, isto é, enfatiza a sílaba e não o nome da letra.
· As atividades que o material propõe são desafiadoras, porém, simples e objetiva de fácil entendimento.
· A avaliação deve ser diagnóstica e processual, acontecendo com a prática dos jogos, dos exercícios e do preenchimento das atividades da apostila.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina
MATERIAIS DA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO
SACOLA ANIMADA
Esta é uma sacola que contém dezoito objetos que iniciam com as sílabas a serem trabalhadas no primeiro momento da alfabetização.
São elas:
Letra A e as sílabas simples com o A. BA-CA-DA-FA-GA-JA-LA-MA-NA-PA-QUA-RA-SA-TA-VA-XA-ZA.
Os objetos são de forma, tamanho, cor e textura diferentes (brinquedos, utensílios ou outros). Ex: avião de brinquedo, banana amarela de plástico, cachorro de pelúcia, patinho de borracha pequeno, etc.
OBJETIVOS
· Despertar a consciência fonológica com várias atividades de observação, manipulação e pronúncia, sempre repetindo a sílaba pela qual inicia o nome do objeto.
· Desenvolver as habilidades de memória, atenção, percepção ecompreensão, essenciais para o trabalho de leitura e escrita, com atividades, jogos e exercícios, como as situações que o brincar oferece.
Sugestões de atividades
1- Espalhar os objetos no chão e pedir que guardem o que começa com BA..., depois o que começa com LA..., e assim sucessivamente, sempre envolvendo todos os alunos.
2- Colocar as sílabas A- BA- CA- DA... nos objetos espalhados na mesa ou no chão.
3- Contar uma história usando os objetos da sacola. Ex: Era uma vez um MA... (deixar que os alunos completem) que gostava de comer BA... e um dia quando estava comendo viu um JA... no rio e...
4- Separar os objetos por cor, tamanho, textura, etc., e enfatizar as sílabas iniciais.
5- Colocar os objetos espalhados pela sala de aula, seguindo alguns critérios, por ex: O rato embaixo da mesa, o cachorro em cima da cadeira, a banana dentro de uma sacola, o dado fora da caixa, etc. Pedir os objetos reforçando a sílaba e as situações.
6- Reparta os objetos entre os alunos e mostre as sílabas para reconhecimento, colocando-as na carteira de quem acertou. Auxilie para que todos consigam.
7- Montar situações com os objetos da sacola, por ex: Colocar o rato no tapete e perguntar qual situação o aluno enxerga ali.
8- Mostrar dois objetos e suas respectivas sílabas, ex: LÁPIS e TAPETE e as sílabas LA e TA, formando a palavra LATA.
9- Colocar um objeto atrás do outro e perguntar: Quem é o primeiro. O último e assim por diante.
10- Distribuir os objetos entre os alunos, em seguida escrever uma sílaba no quadro de giz. Pedir ao aluno que tem o objeto com aquela sílaba que jogue o objeto dentro da sacola como no jogo de basquete (cesta).
LEMBRAR
Que o processo de memorização é fundamental para a aprendizagem, só se consegue utilizar conhecimentos adquiridos quando é possível lembrar-se de questões que se coloca.
Mecanismos da memória:
Memória visual 75 %
Memória mecânica 11 %
Memória auditiva 9%
Memória tátil 5 %
Isto quer dizer que guardamos na memória muito mais o que é visual, daí a importância de se trabalhar com estímulos visuais.
CARTAZ DAS SÍLABAS
É um cartaz com os desenhos da apostila: avião, banana, cachorro... (não coloco a sílaba HA, porque HA não tem som e confunde os alunos, posteriormente a letra H será trabalhada na apostila vol. II), e as sílabas referente aos desenhos, as sílabas não são coladas no cartaz, são fixadas com imã, para que o aluno desenvolva as atividades propostas.
OBJETIVO
· Possibilitar o desenvolvimento da discriminação auditiva e o reconhecimento das sílabas com a letra A.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O CARTAZ:
- Tirar todas as sílabas e apontar para o desenho perguntando qual sílaba deverá ser colocada ali;
- Ler diariamente com os alunos;
- Distribuir as sílabas entre os alunos e pedir para que coloquem novamente;
- Usar as sílabas do cartaz para escrever palavras;
- Ditar as sílabas do cartaz;
- Distribuir as sílabas entre os alunos, sortear um desenho ou um objeto da sacola animada o aluno que tiver com a sílaba correspondente vira a sílaba, ganha ao aluno que virar todas as sílabas.
O cartaz deve ficar na sala de modo que os alunos consigam visualizar os desenhos e as sílabas correspondentes.
LEMBRAR
Que consciência fonológica é a capacidade lingüística de manipular os sons das palavras em unidades sonoras menores (vocábulo, sílaba, fonema), é a habilidade de estar consciente dos sons de uma língua. A habilidade de consciência fonológica não acontece espontaneamente, por isso a importância de se trabalhar atividades que criem essa habilidade.
Discriminação auditiva é a habilidade de discriminar sons iguais e diferentes.
APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO
OBJETIVO
· Auxiliar o professor nos encaminhamentos acadêmicos durante o processo de alfabetização.
É uma apostila como cartilha, elaborada com atividades simples e claras, acompanhando os passos da proposta de alfabetização, as atividades evidenciam a alfabetização silábica atendendo as necessidades de apoio que a proposta requer.
LEMBRAR
Que durante a aprendizagem de uma habilidade a pessoa passa por três estágios: cognitivo, associativo e autônomo.
Cognitivo – a pessoa está tentando compreender os objetivos da tarefa sobrecarregando os mecanismos da atenção, após certo tempo de prática passará para o próximo estágio.
No inicio o aluno tenta compreender que B+ A é BA, L+A é LA.
Associativo – não exige tanto do mecanismo da atenção é capaz inclusive de detectar alguns erros. Depois de muita prática passa para o último estágio.
O aluno já consegue entender que trocando a consoante muda o som, o P por M em vez de PA é MA.
Autônomo – a habilidade está bem desenvolvida permitindo que a pessoa a realize com consistência, e sem exigir muito do mecanismo da atenção.
Compreende o principio alfabético.
CADERNO DE ATIVIDADES
OBJETIVO
· Reforçar o que está sendo trabalhado na apostila e em sala de aula.
É conveniente que cada aluno tenha seu caderno com as atividades sugeridas pela proposta, poderá também servir para as tarefas de casa.
LEMBRAR
Para que ocorra a aprendizagem são necessários três fatores básicos:
- Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
- Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
- Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo.
BINGO DE SÍLABAS
Cartelas de papel cartão divididas em 6 partes cada cartela, em 5 das divisões cola-se as sílabas.
OBJETIVO
· Reconhecer e discriminar as sílabas.
· Trabalhar a discriminação auditiva.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O BINGO DAS SÍLABAS:
- O professor sorteia uma figura ou um objeto e o aluno marca na cartela a sílaba inicial do que for sorteado.
- Sorteia-se a sílaba e o aluno marca na cartela.
- Por hipóteses o aluno tem que descobrir a sílaba sorteada. Ex a sílaba sorteada é de um animal que vive na lagoa.
BINGO DE FIGURAS
Como no bingo de sílabas mas em vez de sílabas cola-se figuras nas cartelas. O ideal é colar figuras diferentes para uma mesma sílaba – rádio/rato, faca/fada, sapato/sapo.No total são 50 figuras coladas 5 em cada cartela.
BINGO DE PALAVRAS
As palavras são coladas nas cartelas.
FACA
|
SAPA
|
MALA
|
PATA
|
ARARA
|
LEMBRAR:
O desafio proposto pela dinâmica dos jogos de alfabetização desperta o interesse pela leitura e proporciona oportunidade de exercício
Aprendemos fazendo e quando fazemos estamos aprendendo. Os jogos assumem para a proposta um caráter pedagógico funcional, servem para desenvolver o processo de leitura e escrita de forma lúdica, porém direcionada conforme prevê a proposta.
“E, acima de tudo, lembre-se de que pessoas com deficiência necessitam do que há de melhor em você. A fim de que possam ser elas mesmas e que possam crescer, aprender, modificar-se, desenvolver-se e experimentar, você deve ter essas capacidades. Você só pode ensinar aquilo que sabe. Se você é aberto ao crescimento, ao aprendizado, às mudanças, e às novas experiências, permitirá que elas também o sejam.”
Sucesso na tarefa de alfabetizar.
Abraço carinhoso
Claudia Mara
MODELO DE ATIVIDADES DA APOSTILA
AVIÃO
fonte: smart kids online
COPIE:
A
| ||||
LIGUE :
A
ESCREVA A LETRA A PARA FORMAR AS PALAVRAS.
___VIÃO ___BACAXI ___NEL
CIRCULE AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A.
ABAJUR SALADA AGULHA BOCA
Fonte: http://viajandonotremdadiversao.blogspot.com.br
Dica de site com atividades diversas: http://escolovar.org/lp_28palavras.htm
Dica de site com atividades diversas: http://escolovar.org/lp_28palavras.htm
VOCÊ PODE ACOMPANHAR O TRABALHO DA PROFESSORA CLAUDIA MARA E ADQUIRIR SUAS APOSTILAS SEGUINDO SEU TRABALHO ATRAVÉS DE SEU BLOG 'DESAFIOS DO APRENDER' #FICAADICA
Sheila, adorei ver a proposta publicada no seu blog, o blog é muito interessante com ideias criativas. Reformulei essa proposta e está bem bacana e funcional, se vc quiser posso te mandar.
ResponderExcluirGrande Abraço.
Claudia
Oi Claudia, mande-me por favor!!! Com certeza ajudará à mim e a todos os professores que precisarão dela... agradeço imensamente... um abraço
ExcluirGostaria muito de receber essa apostila!
ExcluirAdorei a proposta!!!! Trabalho com 2° ano e tenho alunos que ainda não conseguiram avançar o suficiente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu também gostaria de receber essa apostila. Sou professora do 3º e tenho 6 alunos não alfabetizados. O que devo fazer para receber? Meu e-mail é noris.helena@gmail.com
ExcluirPara conhecer a proposta de alfabetização Desafios do Aprender acesse blog desafios do aprender alfabetização ou entre em contato pelo email abcclaudiamara@gmail.com
ExcluirAdorei tenho uma escola e vou entra no Blog e sabe muito mais Parabéns
ExcluirAdorei tenho uma escola e vou entra no Blog e sabe muito mais Parabéns
ExcluirOlá professora Sheila, não sou professora sou uma mãe desesperada meu filho tem 8 anos esta no 3°ano e não é alfabetizado, preciso ajuda -lo mas não sei como, li o seu blog e vou colocar em pratica mas gostaria de sempre receber sugestões e saber onde encontrar apostilas, não tenho muito recurso e sofro em ver a dificuldade dele na escola queria muito poder fazer algo, eu auxilio ele em casa com as tarefas que a professora passa mas percebo que não é suficiente, por favor me de umas dicas. Obrigada
ExcluirGostaria muito de receber essa apostila!
ExcluirAdorei a proposta!!!! Trabalho com 2° ano e tenho alunos que ainda não conseguiram avançar o suficiente.
Por favor,mande para mim Cláudia, tenho na escola dez alunos especiais um inclusive já tem 15 anos e não sabe ler nada.Estou me preparando para ensina los. Não aguento mais vę los assim . menezes.orientadora@gmail.com (tenho outras idéias que posso compartilhar tambem).
ExcluirBom dia Claudia sou Eliane de Wenceslau Braz, Pr. e trabalho com uma turma de EJA na APAE se pudesse me mandar por email esse material que vc adaptou agradeceria muiiiitttooooooo
Excluiro email é: elianerosawb@hotmail.com
Como faço para adquirir essa apostila meu email e Stefanyteteptu09@hotmail.com
ExcluirClaudia, bom dia.
Excluirtenho um aluno no terceiro ano que extremas dificuldade, se puder me enviar essa apostila.
email; lucianaesteve@gmail.com
Olá ...
ExcluirAinda funciona esse blog? Gostaria da apostila tbm!
eu_naty000@hotmail.com
Muito bom!
ResponderExcluiradorei seu blog... tudo de bom para voce!
ResponderExcluirOi como faço para adquirir essa apostila meu email e janainaewalter@yahoo.com.br
ResponderExcluirOi como faço para adquirir essa apostila meu email e janainaewalter@yahoo.com.br
ResponderExcluirOlá para todos que estão querendo adquirir a apostila da professora Claudia Mara... Entrem em contato com ela via o email abcclaudiamara@gmail.com bjkssss
ResponderExcluirParabéns pela ótima sugestão.
ResponderExcluirAdorei as atividades! vou utilizá-las..
ResponderExcluirOi, gostaria de receber material. Minha filha está com dificuldade de aprender.
ResponderExcluirola
ResponderExcluircomo faço para receber essa apostila, muito interessante
grata
re-carreiro@hotmail.com
renata
Olá para todos que estão querendo adquirir a apostila da professora Claudia Mara... Entrem em contato com ela via o email abcclaudiamara@gmail.com bjkssss
ResponderExcluirBom dia, prof Sheila. Gostaria de receber sua apostila. Sou mãe de um menino de quase 7 anos, q está no primeiro ano mas que não diferencia ainda numero de letras, quando misturadas, e que ainda não lê e escreve. Eztou desesperada pq sinto que a professora dele faz diferença por ele ter TDAH. Fazendo com que seu aprendizado seja pior e mais dificultado ainda. minha mãe q me falou desse seu texto e senti que posso ajudá-lo muito mais do que ja faço! Obrigada por compartilhar.
ExcluirMuito bom. Parabéns
ResponderExcluirExcelente. Parabéns e sucesso!
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de exercícios iniciais para aluno com dificuldade na aprendizagem, proposta pedagogia, jogos, para aula particular.Meu email tatiatelier@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
professora sheila santosgostaria de receber a sua por email lmpires77@gmail.com por favor vc vai me ajudar muito e ja te agradeço queria receber uma resposta sua sou alfabetizadora a muitos anoa e adorei seu blog
ResponderExcluirOlá professora Sheila, gostaria de adquirir a sua apostila por email syviasales063@gmail.com pois gostei muito das sugestões de atividades.
ResponderExcluirOlá professora Sheila, gostaria de adquirir a sua apostila por email syviasales063@gmail.com pois gostei muito das sugestões de atividades.
ResponderExcluirOlá professora Sheila, gostaria de adquirir a sua apostila por email syviasales063@gmail.com pois gostei muito das sugestões de atividades.
ResponderExcluirOlá professora Sheila, gostaria de adquirir a sua apostila por email syviasales063@gmail.com pois gostei muito das sugestões de atividades.
ResponderExcluirBoa noite! Por favor preciso muito dessa apostila, pois tenho 6 alunos na minha turma não alfabetizados. meu email mari-neuzad@hotmail.com
ResponderExcluirBoa noite professora! Gostaria de adquirir a apostila, tenho 19 alunos não alfabetizados no 5º ano do ensino fundamental meu email neusaefs@hotmail.com
ResponderExcluirBoa noite professora! Gostaria de adquirir a apostila, tenho 19 alunos não alfabetizados no 5º ano do ensino fundamental meu email neusaefs@hotmail.com
ResponderExcluirBoa Noite professora, gostaria de saber como faço para adquerir essa apostila. o meu e-mail e: lucianosilvarib@hotmail.com
ResponderExcluirGostei muito vou desenvolver essa idéia
ResponderExcluirBOM DIA PROFESSORA, AMEI SEUS TRABALHOS SOU PROFESSORA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, GOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS E SUAS APOSTILAS. COMO POSSO FAZER?
ResponderExcluirO MEU EMAIL É paedilena@gmail.com
UM FORTE ABRAÇO
Gostaria muito de receber essa apostila!
ResponderExcluirAdorei a proposta!!!! Trabalho com 2° ano e tenho alunos que ainda não conseguiram avançar o suficiente.Meu email vaysllan@gmail.com
Boa tarde! Sou estudante de pedagogia, estou no 4º semestre e a pouco menos de um mês iniciei meus estágios (2º ano). Irei aplicar essa sugestão para um aluno que está com dificuldades de aprendizagem. Infelizmente os pais estão sendo resistentes em procurar um profissional da saúde e a escola esta alegando que o professor não tem mais o que fazer. Fiquei super chateada com essas atitudes, estou procurando algum método que possa colaborar com o desenvolvimento desse aluno, pois ele esta ficando muito triste em não conseguir acompanhar os demais.
ResponderExcluirOi Edna,
ExcluirPara conhecer melhor a proposta de alfabetização entre no blog: Desafios do Aprender, postei lá toda a metodologia e materiais.
Abraço
Claudia
Boa tarde!
ResponderExcluirSou Coordenadora Pedagógica e gostaria de receber sua a apostila para ajudar os professores trabalharem com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, no 2º ano.
grata
Silvania
Olá Silvania, para conhecer a proposta de alfabetização entre no blog: Desafios do Aprender, lá postei toda a metodologia da proposta e materiais para o trabalho com as apostilas ( apostila de alfabetização vol. 1 e vol. 2, matemática, Educação Infantil e Ler, Escrever, Compreender) ou se preferir entre em contato por email abcclaudiamara@gmail.com. Muitas escolas usam essa proposta com alunos que apresentam dificuldade de alfabetização.
ResponderExcluirAbraço
Claudia Mara
olá professora.Boa noite tenho uma criança portadora auditiva esta no 4 ano e não é alfabetizada, gostaria de receber apostilha para ajudar ela em casa;meu Email ritacezar2015@gmail.com.desde já agradecida.
ResponderExcluirolá professora.Boa noite tenho uma criança portadora auditiva esta no 4 ano e não é alfabetizada, gostaria de receber apostilha para ajudar ela em casa;meu Email ritacezar2015@gmail.com.desde já agradecida.
ResponderExcluirgostaria de receber a apostila, sandraraquela@hotmail.com
ResponderExcluirO material é excelente. Estou com uma aluna que escreve muito bem mas não lê. Gostaria de receber esse material via email. viviopsaime@gmail.com
ResponderExcluirO material é excelente. Estou com uma aluna que escreve muito bem mas não lê. Gostaria de receber esse material via email. viviopsaime@gmail.com
ResponderExcluirGostaria de saber como faço para adquirir a apostila. Gostei muito da proposta q vc tem nela.
ResponderExcluirPode mandar p mail.
ResponderExcluirPalominha9a@hotmail.com
Ou
Palomas2breno@gmail.com
Boa Tarde!!! Sou educadora e psicopedagoga e trabalho com crianças com dificuldades... Gostei muito do material e gostaria de receber essa apostila, meu email: graziribeiro.lagoinha@gmail.com, me dê um retorno por favor... Grata, Grazielle.
ResponderExcluirOLA, SOU MÃE DE UM ADOLESCENTE COM 17 ANOS, MAS NAO CONSEGUIU SER ALFABETIZADO AINDA DEVIDO AS DIFICULDADES DELE DESE O NASCIMENTO, COMO FAÇO PARA RECEBER ESTA APOSTILA, POIS QUERO TENTAR EU MESMA ALFABETIZA-LO.
ResponderExcluirOBRIGADA.
VIVIANE.
MEU EMAIL, CONTATO@VIVIANE.COM.BR
Olá sou pedagoga e vou iniciar meu trabalho na prefeitura da minha cidade. Gostaria muito de receber esta apostila. Como eu faço. veramil@terra.com.br
ResponderExcluirObrigada
ADORARIA RECEBER A APOSTILA MEU EMAIL E marciaalonso@yahoo.com.br
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DA APOSTILA, ESTOU COM O TERCEIRO ANO NA MINHA SALA DE AULA TENHO CINCO ALUNOS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS, GOSTARIA MUITO DE RECEBER A SUA APOSTILA POR E-MAIL, marilenetechio@gmail.com
ResponderExcluiramei a proposto.Estou atuando no terceiro ano do ensino fundamental e a maioria dos meus alunos não sabem ler.
ResponderExcluirAlém de apresentarem alto índice de dificuldade de concentração.Diante disso,estou buscando atividades diferenciadasão.
Bom dia! Gostaria muito de receber essa apostila
ResponderExcluirBoa noite!!
ResponderExcluirParabéns pela proposta!!!
Também gostaria muito de receber a apostila.
boa tarde,
ResponderExcluirgostaria de receber a apostilha para trabalhar com meus alunos.
desde ja agradeço!
boa tarde,
ResponderExcluirgostaria de receber a apostilha para trabalhar com meus alunos.
desde ja agradeço!
nathielybelo@gmail.com
Se puderem me mandar por email, eu agradeço muito.
ResponderExcluirTrabalho com a alfabetização e tenho aluno com dificuldades...
ary15nereida@outlook.com
Bom dia, gostaria de receber essa apostila no meu email. liliaandaantaas@gmail.com
ResponderExcluirOlá, excelente material, gostaria de receber a apostila no meu e-mail se possível rose.massarelli@gmail.com
ResponderExcluirOlá tenho um aluno com muita dificuldade está no quarto ano e ainda não está alfabetizado gostaria de receber tbm sua apostila vai me ajudar muito meu email é annagy2002@yahoo.com.br obrigada
ResponderExcluirGostaria também de receber o material por favor.
ResponderExcluirmarcos.silveira2005@gmail.com
Olá como faço pra receber as apostilas? Email irene.hopp@yahoo.com.br
ResponderExcluirAgradeço se poder me ajudar. Meu filho tem 6 anos e não consegue aprender a ler e escrever. Tem muita dificuldade. As professoras e eu estamos preocupadas. Pesquisando achei seu blog. Se poder me ajudar agradeço.
ResponderExcluirMeu email
likalopes82@gmail.com
MIM AJUDAR TO COM UMA TURMA DE 27 ALUNOS COM DIFICULDADE ,LEITURA , MATEMÁTICA E ESCRITA EM VARIAS IDADES DE 7 A 14,16,ANOS E SEM FALAR NA FALTA DE INTERTECER DELES , E NA SUA ALTA ESTIMA MUITO BAIXA .
ResponderExcluirNA ZONA RURAL.
Ola Professora gostaria de adquirir sua apostila,,,celiacris_prado@hotmail.c
ResponderExcluirOla Professora gostaria de adquirir sua apostila,,,celiacris_prado@hotmail.c
ResponderExcluirOlá como faço para ter a sua apostila
ResponderExcluirAdorei sua proposta, gostaria se possível que me enviasse apostila para dificuldade intelectual para aprender a ler. e mail noelmaferreira@hotmail.com
ResponderExcluirAmei sua proposta, voce poderia me mandar por e mail vinha.macena@gmail.com
ResponderExcluirobrigada por compartilhar seu conhecimento
Oi adorei muito a proposta. Estou trabalhando na intervenção.pode me mandar por favor a apostila? rosearc@hotmail.com
ResponderExcluirOlá! Gostei muito da proposta.Sou professora da turma de 1º ano e gostaria muito de receber esse material.Meu email é nmribeiro45@hotmail.com
ResponderExcluirAtt.
Núbia
Olá, como causa humanitária, vou tentar ajudar na alfabetização de uma criança autista e gostaria de saber como faço para adquirir a apostila. Meu email é jyyl@bol.com.br. Obrigada!
ResponderExcluirBoa tarde. Meu nome é José e estou com alunos no 4º ano que não estão alfabetizados. Gostaria muito de receber sua apostila. Sou formado em Educação Musical, além de pedagogo. Tenho material de música, caso precise.
ResponderExcluirMeu e-mail é seuzehdaflauta@gmail.com. Muito agradecido. José
Me envie seu material de trabalho. Estou concorrendo a uma vaga p prof de reforço. Meu email lolacostacandido2014@gmail.com
ResponderExcluirSou professora e tenho uma turma de 3 ano com muitos alunos precisando de ajuda. Gostaria de receber sua apostila o mais rápido possivel. Meu e-mail é angelica_ramalhosc@yahoo.com
ResponderExcluirParabéns e obrigada.
Linda atitude, parabéns pela iniciativa. Trabalho super enriquecedor, agradeceria demais poder receber esse material por e-mail para ajudar crianças de uma fundação carente que sou voluntária. kalbuquerque01@gmail.com
ResponderExcluirola sou professora meu ome é carol... por favor tenho interesse nessa apostila. como faço para adquirir???
ResponderExcluirvoce pode enviar para mim??
aliancaautopecasab@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirsou professora numa SRM e confesso sofrer pela falata de material para trabalhar a alfabetização principalmente com adolescente.
ResponderExcluirgostaria de adiquirir sua apostila meu email jaguatirica2012@hotmail.com
Por favor Gostaria de receber sua apostila. Minha turma de 3ano precisa de ajuda!!
ResponderExcluirOlá, quero muito receber essa apostila. É uma proposta de trabalho muito interessante e na escola onde trabalho possui muitos alunos com muitas dificuldades de aprendizagem.
ResponderExcluirPor favor, entre em contato pelo e-mail: jessi_lanxeu@hotmail.com
Desde já, muito obrigada!
Gostaria imensamente de receber essa apostila. Tenho alunos com esse problema e foi até agora a melhor proposta que vi.
ResponderExcluirSe puder me explicar como consigo, ficarei muito agradecida. Desde já, obrigada.
segue meu e-mail: kattyacunha123@gmail.com
Adorei a apostila, como faço para adquirir a apostila?
ResponderExcluirComo faço para adquirir? joselaineneres@hotmail.com
ResponderExcluirBom dia. Gostei muito de seu trabalho. Como faço para receber esse material?
ResponderExcluirbelarmino.carla@gmail.com
Fiquei fascinada com seu trabalho. Estou desesperada com a turma que estou trabalhando esse ano, é uma turma multisseriada (4° e 5° Ano), há uns oito alunos que não estão alfabetizados. Gostaria muito de adquirir essa apostila. Meu e-mail é esse: maramensan@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria muito de receber via e-mail, sua apostila. Tenho muitos alunos com dificuldade na leitura e escrita, do 5ª ao 8ª..Aceito sugestões de atividades que despertem interesse,também na matemática.
ResponderExcluirDesde já agradeço e parabéns pelo projeto
olá sou Silmara professora de alfabetização e gostaria muito de receber esta apostila ,me interessei muito pelo metodo de trabalho ,tenho certeza que me ajudaria bastante ,se puder me enviar pelo email silwambach@yahoo.com.br,agradeço.
ResponderExcluirOlá, Sou Maiza professora da Alfabetização. Gostaria de receber sua apostila, pois achei muito interessante e com certeza irá ajudar na minha prática. Pode ser enviada ara o e-mail maiza_mss@yahoo.com.br Desde já agradeço e parabenizo-lhe pelo belo trabalho!
ResponderExcluirOi prof:Sheila, eu me chamo Celia sou prof: de alfabetização do 1¤ ao 4¤ ano, estou começando agora sei que tenho pouco tempo para fazer com que eles aprendam , gostaria de receber a apostila e outras idéias
ResponderExcluirmaguimorena3184@gmail.com tambem quero
ResponderExcluirMuito obrigada pelas dicas. Está bem explicado. Deus te abençoe e parabéns pela iniciativa de compartilhar ideias.
ResponderExcluirjessicamarilia88@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria de adquirir a apostila como faço?
ResponderExcluirquero adquirir esta apostila.. meu email jack-alvez@hotmail.com por favor me mande as informaçoes agradeço
ResponderExcluirMuito legal gostaria de receber esta apostila meu email é patriciacoelho84@gmail.com
ResponderExcluirOiee boa noite
ResponderExcluirMeu nome é Nathalia
Tenho um filho autista
O Gustavo está com muita dificuldade na escola
Eu vi o blog da Claudia
Amei
Porem não tenho como comprar as apostilas
Eu queria pedir ajuda p tia Sheila se tem como me ajudar apostila ou atividades que eu possa ajudar ele em casa, ou me sugerir algum site que possa baixar atividades ou apostilas
Gugu tem 7 anos
Não lê
Mal pega no lápis
Tem muita dificuldade de coordenação motora
Mas todo dia sento e ensino oque sei oque posso
Se puder me ajudar agradeço
Olá professora, preciso muito dessa apostila como faço pra conseguir?
ResponderExcluirmeu email:fernandasena243@gmail.com.Ja te agradeço!
Boa tarde, Claudia!
ResponderExcluirgostaria de receber a apostila e, se possibel modelos das atividades com as vogais o, i, e, u.
já iniciei a alfabetização com esse método . Trabalho em uma sala de educação especial.
juci-bomm@hotmail.com
ResponderExcluirOlá boa noite, como faço pra conseguir a apostila? E-mail emmynx15@gmail.com
ResponderExcluirPreciso muito da apostila com as atividades. Como conseguir? email: cleide.beatriz@hotmail.com
ResponderExcluir