FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL:
Trata
das
experiências que favorecem a construção do sujeito e o desenvolvimento das
capacidades globais da criança e dos seus esquemas simbólicos para relacionar
com o outro. Nesse âmbito destaca-se a Identidade e autonomia.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE IDENTIDADE E AUTONOMIA:
üObservação
da
própria imagem em espelhos;
üObservações
em
duplas das diferenças e semelhanças entre os colegas;
üElaboração
de
gráficos de altura para estabelecimento das diferenças de tamanho entre as
crianças;
üAtividades
com
os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar);
üDesenho
do
próprio corpo com materiais diversos;
üMomentos
de observação das crianças de sua classe, sua escola e da rua em que vivem;
üReconstrução
da história do aluno, da escola e do bairro;
üOrganização
de mural de fotografias;
üConstrução
da linha do tempo e do livro da vida com a ajuda dos pais;
üSituações
de discussão, encontros com a presença de membros das famílias para
contarem suas histórias);
üLeituras
diversas;
CONHECIMENTO DO MUNDO:
Tem como
objetivo explorar o potencial criativo e espontâneo da criança. Faz parte dele
os seguintes Eixos de trabalho:
Movimento
que é
a característica natural da criança. É uma forma de linguagem onde a criança se
comunica, expressa seus sentimentos, interpreta.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE MOVIMENTO:
üO
jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um
personagem, um animal, um objeto;
üImitação
de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc.
üBrincadeira
livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer
algumas interferências quando necessário.
üJogo
da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o
move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do
colega.
üParticipação
em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,
pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.
üBrincadeiras
que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade
nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda,
üBrincadeira
do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar.
üTrabalhar
com cantigas de roda;
üAo
som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
üFazer
movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
üAtividades
com objetos de pesos variados;
üUtilizando
o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a
diferença de temperatura entre ambos;
üTrabalhar
o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os
batimentos cardíacos.
üParticipa
de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar,
pendurar-se e dançar.
üAtividade
livre na área da escola,
comando com música, transpor obstáculos;
üCircuito
– atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer,
pular, rolar, etc.
üAtividades
com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com
a raquete;
üLançar
aros pequenos no ar;
üPescar
os aros com os pés, as mãos e com uma vara;
üBater
no balão com diferentes partes do corpo;
Músicas
e artes visuais:
Assim como a brincadeira, ocupam lugar privilegiado nas propostas onde a
criança poderá desenvolver talentos e habilidades artísticas como também
expressar-se.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE MÚSICAS E ARTES VISUAIS:
üOuvir
músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com
diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
üDançar
e cantar em dupla em sincronia com o colega;
üBrincar
de mímica tendo como tema uma música;
üDançar
interpretando a letra de uma música.
üConstrução
de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
üO
educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos
instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
üUtilizando
garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
üFazer
uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o
som dos instrumentos originais;
üEscuta
obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção
musical brasileira e de outros povos e países.
üApreciar
músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
üBusca
informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
üO
educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre
o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.
üDesenhar
livremente sem a intervenção direta do professor;
üPintar
um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece;
üUsar
a técnica da pintura a sopro – guache no papel, em cores variadas, ir soprando
e formando o desenho. Perguntar as crianças: Como e por que isso acontece?
üPropor
as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas
situações, cenas, pessoas e objetos;
üOferecer
diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer
construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas;
üDesenhar
auto-retrato;
üRasgar
ou dobrar papéis com texturas variadas.
üPassear
pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas
e texturas do ambiente;
üTrabalhar
com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor,
temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas
com tinta guache e envernizada com cola plástica.
üMontagem
de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados
pelas crianças do grupo;
üOrnamentar
um bolo de aniversário ou uma mesa de festa ou Ilustrar um
livro.
Exploração
de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes,
sucatas, etc.);
Linguagem
oral e escrita: Relacionada
com as quatro competências linguísticas: falar, escutar, ler e escrever. A organização dos conteúdos deste eixo deve
possibilitar propostas didáticas e um nível crescente e contínuo pedagógico
para o aumento de desafios.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Fantoche
de Caixa de Leite:
Material:
a)Caixas de leite longa vida.
b)Lã ou papel crepom.
c)Folha de papel pardo ou coloridas.
d)Cola.
e)Papel sulfite, fita crepe ou durex e tesoura
MONTAGEM:
1)
Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,
2)
Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na
abertura
3)
Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo
de papel. E na parte interna, cole papel vermelho.
4)
Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os. Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.
5)
Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou
puro-purê, ou fazer
animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.
NATUREZA E SOCIEDADE
“É
importante
que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e
acontecimentos do mundo, para isso o professor deve incentivar à observação e
explicação dos fenômenos. Na Educação Infantil, os alunos demonstram grande
interesse por temas ligados a esse eixo como: animais, fenômenos da natureza
(chuva,
trovão), festas da cidade, programas de televisão.”
SUGESTÕES PARA ATIVIDADES SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE
Jogo
Afunda ou não afunda
1-
Comece convidando as crianças para o pátio onde teremos uma piscina (ou um
recipiente qualquer) com água
2- Mostre os objetos e peça que façam as estimativas. (giz, esponja, patinho de borracha, pedra,
lápis,
bola, garrafa pet,
copo, boneca etc..)O patinho vai afundar? E o giz?Vocês acham que a esponja afunda ou não afunda?
3-Em seguida chame por aluno e peça que coloque determinado objeto na água e
observe se ele afunda ou não.
4- Em seguida abra roda de conversa sobre o momento do jogo para colher as
impressões das crianças e quem sabe montar um texto coletivo com as falas.
Meu
primeiro Carro:
Material:
a)Figuras de diferentes meios de transporte.
b)1 caixa de papelão por aluno de tal tamanho
que o aluno consiga ficar dentro dele, vestindo-o.
c)Tinta guache de diferentes cores.
d)Cartaz com a ilustração de sinaleiro.
Apito. Apresentar
as figuras de meios de transporte para averiguar quais são conhecidos dos
alunos.
Matemática:
Tem
como finalidade estabelecer algumas noções matemáticas presentes no cotidiano,
construir relações espaciais e temporais, identificar pontos de referência e
conceitos, fazer registros espontâneos.
“Este
eixo é de fundamental importância no trabalho desenvolvido pelo professor. Se
bem elaborado, o aluno, ao chegar no Ensino Fundamental, terá muito mais
facilidade na aprendizagem dos números e cálculos.”
Tema:
Bolas coloridas
üDistribuição
de
papéis coloridos às crianças com cores diversas e confecção de bolinhas
com
os papéis
do
tamanho de uma bola de tênis.
üFormação
de
círculos com as crianças com cesto no centro e
arremesso das
bolas no cesto;
Gostei muito de suas orientações nas atividades para mim foi muito importante esclarecendo minhas dúvidas muito obrigada
ResponderExcluirÉ muito bom ter pessoas assim que esclareçam nossas dúvidas
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito obrigada .pela atividade apostada
ResponderExcluirMuito pro me ajudou muito
ResponderExcluir