Essa semana eu estava pensando na minha prática pedagógica junto aos meus colegas de trabalho e lembrei de um fato muito importante pra minha carreira que gostaria de dividir com vocês!
Eu sempre fui uma professora dedicada (mesmo não sendo a melhor professora eu fazia o melhor que eu podia) porém, nunca me interessei em ajudar os outros professores. Quando tinha uma boa ideia, ficava com ela só pra mim e surpreendia à todos somente depois de aplicá-la só com a minha turma. Me achava auto suficiente. Não pedia ajuda e quase não opinava sobre nada. Em 2009 fui trabalhar em uma escola municipal de São Bento do Sul - Castelo Encantado, e lá encontrei muitos professores maravilhosos e, como sempre, fiz amizade com todos eles... porém algo inusitado eu encontrei por lá! Duas professoras simplesmente MARAVILHOSAS em tudo o que faziam! A prof Carla e a Prof Bally (como era carinhosamente conhecida), elas amavam tudo aquilo, uma completava a outra, literalmente uma levantava a bola pra outra cortar!!!! Eram professoras do Maternal II e se dedicavam como eu nunca tinha visto nada igual! Qualquer trabalhinho se transformava em algo surpreendente pela dedicação delas! Eu fui me aproximando das duas e a cada dia me apaixonava por aquele universo cheio de amor e vou dizer... FUI RECEBIDA DE BRAÇOS ABERTOS... Eu absorvia aquilo tudo e de repente a minha prática em sala de aula, na pré escola, passou a se transformar em algo mágico também... eu também comecei a ver as coisas, as crianças, a sala de aula com um olhar diferente, apaixonado pela minha profissão. Mas o que realmente transformou a minha vida foi que, cada vez que eu me aproximava delas com olhar faminto sobre tantas coisas lindas que faziam, elas me incentivavam, me orientavam, me direcionavam, me animavam, me diziam que eu era capaz também... me davam moldes, me ensinavam a cortar o eva corretamente, a dar brilho nos olhinhos dos bonequinhos que eu fazia, a transformar o ambiente que eu trabalhava num lugar bonito e aconchegante pra mim e para as minhas crianças também... e sem eu perceber eu me absorvi daquele amor de tal maneira que NUNCA MAIS EU FUI A MESMA!!!! Hoje, o Cantinho da Profe Sheila, é reflexo daquele carinho que eu recebi naquela escola! Hoje, eu prefiro dividir o que eu vou encontrando, mesmo que muitas vezes não sejam criações minhas, com outros professores como eu. Hoje, eu gosto de partilhar o pouco que eu sei e aprender com os outros!!! É só isso! Não sei mais que ninguém, mas sei amar a minha profissão! Sei ajudar, colaborar, pedir ajuda também... Entendi que partilhar não é ficar mais pobre! Nem perder oportunidades... bem pelo contrário!!! é ganhar!! é enriquecer!! é ser feliz de verdade!
Que esse meu desabafo de hoje se torne um incentivo pra você que está lendo isso... Pedir ajuda é natural... Ajudar é humano!!!
Divida os talentos que você possui e descobrirá que a alegria realmente está mais EM DAR DO QUE RECEBER e seja mais feliz!
Lindo testemunho, Profª Sheila. Sempre digo: quem planta milho não colhe batata; sempre plante o bem! Livrar-nos das amarras vaidosas e possessórias nada mais é do que semear o que há de melhor. Parabéns!
ResponderExcluir