segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dicas para o uso da Bíblia na catequese respeitando a idade certa dos catequisandos..


COMO USAR A BÍBLIA NA CATEQUESE

O texto que segue irá ajudar o catequista dando dicas práticas sobre o uso do texto bíblico na catequese. Um dos critérios importantes é a respeito pelo texto, pelo contexto e pela idade dos catequisandos.

DICAS DE INÍCIO
Para início de conversa sobre o uso da Bíblia na catequese é importante saber:
Respeita a interação vida-Bíblia. Que também a criança, o adolescente, aprenda a ler a Bíblia a partir da vida e em função dela.Trabalhar com a Bíblia sem ligá-la com a vida é como querer utilizar um aparelho elétrico desligado da eletricidade: não funciona! A Bíblia brotou da vida de um povo e para que seja captada em seu verdadeiro sentido tem de estar ligada à vida do grupo que a lê, reflete e reza a partir dela.O catequista precisa ter uma boa formação bíblica para não fazer uma leitura fundamentalista, ou seja, ler tudo ao pé da letra.Como vimos nos encontros anteriores e preciso descobrir o que o texto está dizendo, que linguagem o autor utilizou para dar o seu recado.
Não dizer hoje o que termos de desdizer amanhã. Quando o catequista não sabe responder o que a criança perguntou, é bom dizer que não sabe e que dará a resposta depois.Sempre que possível, não só falar da Bíblia, mas dar-lhe a palavra.

A ESCOLHA DOS TEXTOS BÍBLICOS
Não vamos nos deter a elencar um monte de critérios, achamos mais interessante, momento, nos prendermos a um critério básico, iluminará todos os demais; é a questão da gradualidade.
Uma certa manhã um fazendeiro montou a cavalo e foi inspecionar suas roças.Chegando lá viu os pés de milho todos muito bonitos, mas ainda muito pequenos.De repente, pôs-se a gritar com os cólons: ”Como é que vocês não fazem nada para ajudar meu milho a crescer mais depressa?” Apeou e, com as duas mãos, começou a puxar e espichar os pezinhos de milho, um por um.De noite, voltou para casa.Estava exausto! Mas comentava: “O dia foi puxado, mas valeu: ajudei o nosso milho a crescer”.
No dia seguinte o milharal estava todo ressequido.Morto.
Com as pessoas humanas acontece à mesma coisa.Tudo se dá no tempo certo.E este crescimento às vezes é lento.O catequista deve saber respeitar este ritmo, dar tempo ao tempo.
Quando fomos trabalhar com um texto bíblico na catequese devemos estar atentos:
Ao linguajar do texto: ver se têm palavras difíceis que precisam ser substituídas
À experiência de vida do catequizando – entrar em sintonia com a situação que estão vivendo no momento (dor, alegria, luto, festa, esperança, temor...); procurar conhecer o catequizando, o que pensa, vive, sente...A criança evolui, passa de uma mentalidade mágica para outra cada vez mais concreta, crítica, feita de curiosidade e indagação.A leitura Bíblica também terá que evoluir.
À sua maturidade na fé: É importante não esquecer que a criança, o adolescente, o jovem, estão num processo de iniciação à vida de fé. É preciso ir devagar, não podemos usar textos que ainda não estão à altura dos catequizandos, que são difíceis demais.

SUGESTÕES
Levando em conta os períodos sensíveis na idade evolutiva dos catequizandos aqui vão algumas sugestões de seleção e textos bíblicos:

INFÂNCIA: 7-8 ANOS

Características da idade - fase marcante no desenvolvimento humano; ainda muito concentrada no seu “eu”, sente enorme necessidade de estima de amor; aberta à contemplação, à admiração; gosta de ouvir o silêncio; aprecia símbolos, a expressão corporal, os bichos, tudo o que é vida; gosta de saber fazer as coisas, de rir e brincar, de aprender e decorar.
Quanto à imagem de Deus – prevalece a imagem do Deus grande, forte, que tudo sabe e pode, justo, santo, bom: do Deus da criação e dos milagres.
Quanto a Bíblia - A criança está na fase de alfabetização: boa ocasião para apresentar-lhe a Bíblia como livro bonito, importante, que os homens apreciam mais que qualquer outro.Pode-se contar como é que ela apareceu na vida do povo, como ele continua sendo importante para as pessoas aprenderem a resolver seus problemas.Usar cartazes, desenhos, expressão corporal.Deixe que as crianças vejam, toquem, perguntem, dêem palpite, façam.Conte histórias de enredo curto, mantendo a atenção até o fim, narrativas simples, distinguindo claramente entre o bem e o mal.Evitar preconceitos a respeito de pessoas e tipos.O sofrimento e o mal podem e devem ser abordados, mas de modo a inspirar confiança; a história terminará com a vitória do bem.Cuidado com os aspectos chocantes na mentalidade infantil: histórias como a de Herodes (matança de bebês), de Caim (que mata o irmão), os pormenores da Paixão de Jesus e de outros textos semelhantes, são traumatizantes nesta idade.Enfim, narrativas bíblicas que impressionam negativamente a criança e amedrontam podem provoca antipatia pela Bíblia durante longos anos.
Sugestões de textos -histórias de Abraão, Zaqueu, Paulo, principalmente falemos de Jesus, amigo dos pobres e pequenos; de suas atitudes; de suas orações, de seus amigos.Textos contemplativos: frases dos salmos e dos Evangelhos que exprimem alegria, louvor, agradecimento, confiança.Um Salmo inteiro será cansativo demais, por isso, devemos escolher as frases mais falantes.Textos sapienciais: dois excelentes repertórios são o livro dos Provérbios e o Eclesiástico (não confundir com Eclesiastes que é muito pesado para essa idade).
FINAL DA INFÂNCIA: PELOS 9-10 ANOS

Características-Viva, ativa, interessa por aventuras, viagens, ação, gosta de ler, de estudar, de aprender, está mais socializada, o que lha dá mais segurança, quer saber os porquês – se o fato aconteceu mesmo; quer coisas concretas (não está mais ligado à linguagem poética, lendas e fábulas).
Quanto a Bíblia - tempo favorável para boas informações sobre o livro: como foi escrito, quando, por quem, para que, diversidade dos escritos, informações sobre o povo, a terra, os costumes; tempo de familiarizar-se com costumes e lugares da Bíblia; tempo de manusear a Bíblia: saber encontrar livro, capítulo, versículo; agora, mais que o desenho, serão apreciadas a montagem e a colagem de figuras; a expressão corporal será substituída por encenação-não mera repetição do texto, mas a sua atualização.
Sugestão de textos-Deverão ser concretos, movimentados.Boa ocasião para aprofundar a vida adulta de Jesus. Nos Atos encontraremos bons textos sobre comunidades primitivas.Fala-se de Deus criador, da sua grandeza conforme a Bíblia nos fala, mas sem usar a imagem simbólica própria do Gênesis 1 e 2 Esses textos são difíceis para essa idade.Eles exigem uma boa formação do catequista.Mas, são textos para serem usados com os jovens e não com crianças.Por enquanto, fala-se de Deus criador sem usar esses textos.
Os relatos de milagres e as parábolas de Jesus, ao contrário do que em geral se pensa, não são os mais indicados.A criança pode ficar com uma imagem deturpada de Jesus, como se Ele fosse um mágico, parecido com os dos desenhos da televisão.Os livros de catequese mais atualizados não usam essas narrativas.

PRÉ – ADOLESCÊNCIA –PELOS 11-12 ANOS

Características - mundo infantil começa a desmoronar-se: questiona tudo, surge à consciência das próprias limitações; há uma nova volta para o próprio “eu”; é a época dos grupos solidários; da imitação dos adultos.Devido a uma série de fatores, principalmente os meios de comunicação social, esta fase tem começado antes dos 11 anos.
Textos bíblicos - Numa linha mais refletida tomem-se às figuras de Jesus, Jeremias, Paulo.Ainda não é tempo para anjos e demônios, lendas e insistência em milagres.

ADOLESCÊNCIA - PELOS 12- 15 ANOS

Características – são visíveis à insegurança, a instabilidade e a aguda emotividade; retirada ao próprio mundo interior -com o sofrimento que esta solidão traz; sensação de não ser compreendido e de sequer ser capaz de compreender; tempo de afirmação da própria personalidade; é contra todo autoritarismo; desconfia do adulto-mas precisa dele; idade de interesse pelo sexo e o amor; das cartas pessoais e dos diários íntimos (meninas); dos conflitos na família; de preocupação pelo futuro (vocação).
Quanto a Bíblia - atenção especial ao aspecto afetivo, emotivo.Há muita identificação com personagens que se impo por seu humanismo.Especial atenção desperta os profetas, por sua crítica às situações de injustiça ou de incoerência São importantes os textos que encaram o misterioso da vida e seu sentido mais profundo; os que orientam a busca desse sentido, inclusive do ponto de vista de vocação (Mt 5,7).
Será interessante tomar, agora, unidades maiores: parábolas, pequenos livros como Jonas, Judite, Amós.

FINAL DA ADOLESCÊNCIA –PELOS 15-19 ANOS

Características - há especial interesse pela experiência dos outros e com os outros: a consciência crítica faz com que se posicione diante dos males e das contradições do mundo.
Quanto à Bíblia - tempo de tomar textos mais difíceis, profundos.Pode-se abordar qualquer texto Bíblico.Será bom proporcionar uma visão de conjunto da Bíblia, colocando os problemas com que a Bíblia nos quer confrontar.
Sugestões de textos – Gn 1-11 visto como reflexão sobre o nosso hoje (o homem no mundo; problemas de relacionamento, pecado e salvação); narrativas da infância de Jesus, narrativas de milagres, -Jó, Eclesiastes, Evangelho, de marcos, Cartas de Paulo (1Cor).
Vale a pena chamar a atenção também para a linguagem da Bíblia.Descobrir a linguagem como parte de um conjunto, como sintoma de uma situação e, ao mesmo tempo, instrumento, seja de opressão ou de libertação.
Alguns cuidados - Não usar a Bíblia só por curiosidade, passatempo piedoso sem entrar na dinâmica do povo que a escreveu e na nossa comunidade.
Não se usa a Bíblia para domesticar crianças e adultos em nome de Deus.A obediência à fé é outra coisa. Cada frase da Bíblia está dentro de um contexto. Não deve-se usar frases pescadas cá e acolá e isolados do seu contexto para impor uma idéia um pensamento. Na Bíblia o único herói é Deus.Cuidado para não elevar certos personagens à dimensão de super homens, sem defeitos.
O único jeito de ler a Bíblia que a Igreja condena é a leitura fundamentalista, que lê tudo ao pé da letra; se aparece algo estranho, invoca-se o poder de Deus, e pronto.


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