Tema: OS TRÊS PORQUINHOS
Objetivos:
• Estimular a criatividade, sensibilidade e imaginação;
• Promover o hábito da leitura;
• Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
• Estimular a linguagem oral;
• Promover o hábito da leitura;
• Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
• Estimular a linguagem oral;
Linguagem oral e Escrita: Livro “Os Três Porquinhos”
Ø Ler a história completa dos três porquinhos explorando as imagens.
Ø Após a leitura, pergunte às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia.
Ø Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø Falar sobre a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.
Linguagem musical:
Música 3 porquinhos:
Com palha eu faço a casa
Pra não me esforçar
Na minha casinha
Eu toco a flautinha
Podem rir, dançar e brincar
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
História “Os Três Porquinhos”.
Comece contando a história! Além do livro, confeccionei esse tapete de histórias em Feltro...
História: Contar a história utilizando o tapete de histórias ou ainda utilizando a máscara do Porquinho...
Trabalhando com seriação:
ü Explore outros livros que também falam de porquinhos. (EX: Um porco vem morar aqui, ou ainda, Banho no porquinho) Compare os desenhos, conduza a conversa de forma que as crianças digam as diferenças e semelhanças entre eles. Qual o maior, o menor e assim por diante.
ü Deixe que os organizem: Qual o primeiro porquinho a terminar a casa, e o segundo, e o terceiro? qual casa o lobo derrubou primeiro? e por último?
Contagem e recitação de números:
ü Contar os porquinhos (individualmente).
ü Distribuir os três porquinhos na mesa e pedir para a criança contar.
Educação sensorial tátil: Explorar através do tato, as diferentes texturas das casinhas. Confeccionar as casinhas com material alternativo.
Dramatizar a história com varas. Exemplo:
Através dessa história pode-se trabalhar ainda:
- Moradias
- Animais
- Profissões
Com música, passeio, entrevistas, entre outros!
muitas ideias legais
ResponderExcluir