domingo, 6 de março de 2016

Trabalhando o Livro "Os 3 porquinhos"

Tema:   OS TRÊS PORQUINHOS


Objetivos:

•    Estimular a criatividade, sensibilidade  e imaginação;
•    Promover o hábito da leitura;
•    Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
•    Estimular a linguagem oral;

Linguagem oral e Escrita: Livro “Os Três Porquinhos”

Ø Ler a história completa dos três porquinhos  explorando as imagens.
Ø Após a leitura, pergunte às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia.
Ø  Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø Falar sobre  a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.



Linguagem musical:
Música 3 porquinhos:

Com palha eu faço a casa
Pra não me esforçar
Na minha casinha
Eu toco a flautinha
Podem rir, dançar e brincar
Que não vou me aborrecer
Mas não vai ser brincadeira
Quando o lobo aparecer

Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis
Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau------------ Bis

História “Os Três Porquinhos”.

Comece contando a história! Além do livro, confeccionei esse tapete de histórias em Feltro...
História: Contar a história utilizando o tapete de histórias ou ainda utilizando a máscara do Porquinho... 







 Trabalhando com seriação:

ü Explore outros livros que também falam de porquinhos. (EX: Um porco vem morar aqui, ou ainda, Banho no porquinho) Compare os desenhos, conduza a conversa de forma que as crianças digam as diferenças e semelhanças entre eles. Qual o maior, o menor e assim por diante.

ü  Distribuir os bonecos dos três porquinhos na mesa ,deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.

ü Deixe que os organizem: Qual o primeiro porquinho a terminar a casa, e o segundo, e o terceiro? qual casa o lobo derrubou primeiro? e por último?

Contagem e recitação de números:
ü Contar os porquinhos (individualmente).
ü Distribuir os  três porquinhos na mesa  e pedir para a  criança contar.

Educação sensorial tátil: Explorar através do tato, as diferentes texturas  das casinhas. Confeccionar as casinhas com material alternativo.



   Dramatização da história“Os Três Porquinhos”.
Dramatizar a história com varas. Exemplo:

Através dessa história pode-se trabalhar ainda:
- Moradias
- Animais 
- Profissões
Com música, passeio, entrevistas, entre outros!


Um comentário:

Deixe seu recadinho!!!!