terça-feira, 11 de março de 2014

Os dez mandamentos para os pais - Cantinho Catequético

Cantinho Catequético: Os dez mandamentos dos pais


Introdução:
O que os pais mais necessitam no mundo avançado e excêntrico de hoje são padrões de educação em que possam confiar. Onde podem eles encontrar orientação?
Por que não nos preceitos divinos todo-abarcantes – os dez mandamentos?
Ao  procurar, você podem encontrar em cada mandamento princípios que os pais podem aplicar a criação de seus filhos. Aqui estão os “mandamentos” que meu marido e eu encontramos ali:

1ª  Mandamento: Sua primeira prioridade será educar seus filhos  para Deus.

Na realidade nossos filhos são de Deus. Como uma sagrada responsabilidade Deus nos confiou o cuidado e ensino destes pequeninos para que eles amem e honrem seu Pai celestial e se sintam a vontade em Seu reino. Demasiadas vezes nos surpreendemos educando as crianças para serem asseadas, corteses e obedientes. Não que a conhecer a Deus como seu melhor Amigo e nossa primeira preocupação.
Pense nisto. Você relega Deus a uma oração de 15 segundos antes das refeições, um culto domestica de 15 segundos, e algumas horas por semana na igreja? Resultados de futebol e política constituem a parte essencial das pequenas conversas que você tem, ou você faz de Deus o tema central do dia?
Seu Deus falasse a você pessoalmente e dissesse: ”Estou lhe dando Meu filho por 18 anos. O único requisito que eu peco e que você o ensine a amar-ME”, como você empreenderia a tarefa? Como você pode encorajar seu filho a apaixonar-se por Jesus?
Eu sugeriria aceitar o conselho de Deuteronômio 6:4-9 e falar sobre Deus onde você estiver. Se você tem problemas para se lembrar disto, amarre um cordão no dedo ou pendure lembretes nas paredes e portas de sua casa. Apresente Deus a seu filho, pois conhecê-Lo e amá-Lo.

2ª Mandamento: Você não devera estar tão ocupada que seus filhos tenham de ser criados por babas, amigos, ou a TV.
           
As pressões de tempo relacionadas com o emprego que pais e mães enfrentam (especialmente pais e mães que não tem um cônjuge) são um fator preponderante no colapso da comunicação em família. Acrescente isto responsabilidades na igreja e serves a comunidade, e o resultado são pais super-ocupados. Muitas vezes as crianças são perdidas em meio ao tropel, mas elas não desistem de crescer, e tendem a se tornar semelhantes ao que contemplam. Quando os pais não estão por perto, com demasiada freqüência seus filhos estão aprendendo da TV, de outras crianças da mesma idade, ou de baba.
Leve tempo para criar um filho. Perguntou-se certa vez a mãe de 11 filhos como teve tempo para criar tantas crianças.“Bem” respondeu ela, “quando tive um filho decidi que já que um filho só me tomava o tempo todo, por que não ter mais alguns – eles não podiam tomar mais tempo!” De fato, um filho pode ser um ser um serviço de tempo integra!
Os futuros papais muitas vezes não compreendem que, quando chegam os filhos, deve ocorrer uma mudança radical no estilo de vida para dedicar-lhe o tempo necessário. Um casal prometeu que jamais deixaria seus filhos interferir em seu estilo de vida. E não os deixaram. Soube-se que deixavam os filhos com a baba para que ela lhe contasse as novas de que os pais haviam ido passar duas semanas no Havaí. E desnecessário dizes que esses pequenos foram perseguidos durante anos por sentimentos de insegurança e rejeição!
A solução? Controle seu tempo ou eles controlara você. E certifique-se de que passa o tempo significativo com sua família, o necessário para fazê-lo sentir indubitavelmente que eles são a prioridade numero um em sua vida.

3ª Mandamento: Você vivera uma vida que demande o respeito de seus filhos.

Seus filhos já o apanharam tomando uma taca de sorvete no meio da tarde quando a regra tem sido “não comer  nada  entre as refeições?” Ou já apanharam você contando uma mentirinha branca depois de você os ter punido por desonestidade? A hipocrisia paterna raramente fica encoberta por muito tempo.
A família Silva havia se tornada viciada em TV. A fim de quebrar este habito. A família votou, por insistência do pai, que guardassem a TV na garagem por uns dois meses.
Tudo correu bem ate aquele domingo em que as crianças estavam ausentes e o papai pensou que bom seria assistir o jogo. Ninguém iria saber. Portanto ele levou a TV de volta para a casa e se acomodou para uma tarde de futebol. No meio do jogo ele levou um susto ao ouvir seus filhos voltando mais cedo. Rapidamente desligou a TV e correu para fora a fim de evitar que descobrissem sua duplicidade. Depois de aparelho, sua consciência começou a doer.Como podiam seus filhos respeitá-lo se ele dizia uma coisa e fazia outra?
A resposta: não podiam. Ele foi franco com seus filhos e pediu perdão, resolvendo nunca mais viver um critério duplo. Isto requereu coragem, mas ganhou o respeito de seus filhos.

4ªMandamento: Lembre-se do aniversario de seu filho e dos aniversários da família para que seu filho conheça a sua identidade.

Justamente como a celebração do sábado nos lembra de nossa identidade – que Deus nos criou a Sua imagem – assim a celebração de aniversario deve lembrar as crianças à identidade de sua família.
Torne cada aniversario especial. Comece o dia contando a criança a historia de seu nascimento e dedicação a Deus, cante para ela, sirva-lhe seu desjejum favorito, e trate-a como rei ou rainha por um dia – nada de tarefas domesticas, por exemplo. E muito bom um presente especial, mas a ênfase deve estar em honrar este filhinho especial de Deus de maneira de dar-lhe o senso de que e importante para alguém, e não só de ver o dia como uma ocasião em que sua caixa de presentes pode fomentar o egoísmo e a insatisfação se a criança não ganha o que quer.
Cada aniversaria de casamento e uma lembrança da origem da família. Inclua as crianças na celebração, pois o casamento que meu esposo e eu já comemoramos foi o de dezenove anos de casados, quando nossos três filhos representaram sua própria versão de nossa cerimônia de casamento.
Foi um espetáculo melhor que o origina!

5ªMandamentos: Ensine seus filhos a respeitarem a autoridade.

Aprender a amar e respeitar a autoridade e o fundamento do desenvolvimento espiritual. Deus e nosso Pai celestial e nossa suprema autoridade. A maneira como uma criança vê a autoridade de Deus será tingida por sua atitude para com seus pais.
Você pode ensinar seu filho a respeitar sua autoridade estabelecendo quatro princípios básicos para orientar o comportamento. Primeiro, sugiro estas regras: (1) você não pode causar dano a si mesmo, (2) você não pode causar dano aos outros, (3) você não pode causar dano as coisas.
Segundo, deixe suas solicitações e limites claros para a criança. Em vez de dizer: “limpe seu quarto”, diga “Nos próximos quinze minutos quero que você arrume sua cama e pendure suas roupas”. Isso esta especifico o suficiente para você saber sem sombra de duvidas se suas ordens foram atendidas.
Terceiro, as crianças precisam aprender que quando você diz alguma coisa, esta falando serio. Diga apenas uma vez e se a solicitação não for atendida, faça-a ser cumprida ou deixe a criança experimentar as conseqüências.
Quarto, deixe as criança observarem que você mostra respeito a autoridade, como ao cumprir as leis de transito e falar com respeito de oficiais do governo e outros em posições de liderança.

6ª Mandamento: Não ralhe tanto com suas crianças que elas fiquem desencorajadas e desistam de tentar.

Critica, ridicularizarão, ameaças e ordens servas tendem a destruir o senso de valor próprio de uma criança. Chamo a isto assassinato psicológico. Em vez de se concentrar  no negativo, comece a recompensar o positivo e encorajar, encoraje, encoraje.
Durante varias semanas mamãe e papai notaram que o comportamento do filhinho de quatro anos estava decaindo. Estavam constantemente implicando com ele.”Não faca isto. Já lhe dissemos antes. Porque você não se lembra?” E assim ia.
Mas nenhuma quantidade de implicância parecia fazer Luizinho melhorar. Então mamãe e papai decidiram adotar um plano deferente: recompensar o positivo e ainda por cima dar uma generosa quantidade de encorajamento. Em vez de seus pais dizerem: “Não faça isto”, diziam: “Luizinho. Por que você  não tenta fazer deste jeito?”. Em vez de dizerem: “ Você e um menino ruim”, diziam: “Nos vamos ficar contentes se você fizer o que nos pedimos”. E Luizinho floresceu com este tratamento.
Uma criança desencorajada e muitas vezes uma criança mal comportada. Por que não tentar uma cose diária de encorajamento?

7ª Mandamento: Seja leal a família e ensine a seus filhos o mesmo.

Você já ouviu por acaso seus filhos dizerem algo parecido com isto? “Puxa, irmão só servem para atrapalhar. Os meus podiam morrer todos” ou “Você deveria ter uma irmã mandona como a minha. Ela me faz subir pelas paredes”. Mesmo quando ditas por brincadeira, estas palavras magoam, tendem a promover a rivalidade entre irmãos e separam as famílias.
Estabeleça o conceito de time em sua família, no qual a lealdade a família vem em primeiro ligar. Pare de falar de maneira que rebaixe. Façam as coisas juntas. Apeguem-se uns aos outros. Embora sua família possa ter algumas discussões  acaloradas em particular, em publico façam os outros saberem que ela tem uma frente unida. Este tipo de lealdade edifica segurança e confiança – dois componentes básicos para produzir crianças competentes.

8ª Mandamento: Não roube o potencial de qualquer membro de sua família, mas tenha altas expectativas do que cada um pode fazer pela graça de Deus.
 
As crianças tendem a se tornar o que você espera que elas se tornem. Se você vir só o negativo e esperar desobediência, as chances soam de que será isso que você vai obter. Mas oculto dentro de cada criança esta um potencial dado por Deus. Ao  esperar realizações medíocres e maus comportamentos, você rouba a criança daquilo que ela poderia ou deveria se tornar.
Encoraje as crianças a estabelecer alvos elevados e a se esforçar para conseguir a estabelecer alvos elevados e a se esforçar para conseguir a excelência, mesmo em face de dificuldade. Se Sir Edmund Hillary  na expedição de escalada ao Monte Everest tivesse dito: “duvido que consigamos chegar ao pico. Ninguém nunca subiu tão alto”,  o nome de alguma outra pessoa estaria hoje registrado no livro de recordes mundiais. Se Beethoven tivesse dito: “Quem já ouviu falar de um compositor surdo? Acho que vou desistir agora mesmo”, a milhões de pessoas teria sido negada a grande melodia de sua Nova Sinfonia. Se o apostolo Paulo tivesse dito: “Agora que estou na prisão tenho frio e estou dolorido demais para escrever qualquer carta”, vários livros do novo testamento jamais teriam sido escritos.
Estabeleça alvos, espere o melhor, e eleve o Maximo o potencial de seu filho.

9ªMandamentos: Louve a Deus e ensine seus filhos que todos bem provem Dele.

Se você deseja se sentir cansado e não ter energia alguma no fim do dia, passe tempo com pessoas que reclamam, criticam, mexericam, e vejam somente o negativo. Deus não e o autor de comportamento, pois emoções negativas destroem a felicidade e a saúde. Em vez disso, demore-se nas coisas positivas, e você terá energia para dar e vender!
Toda manha a mãe de Jorge o saudava com as palavras: “Acorde, Jorge, será um dia extraordinário”. Numa manha fria e tempestuosa Jorge se rebelou e disse: “Não vai ser um dia extraordinário, vai ser terrível.”
“Bem”, disse a mãe, “então e melhor você voltar para a cama”, e ela o prendeu ali o dia todo, fazendo-o perder o desjejum e o almoço. Na hora do jantar Jorge admitiu que havia sido pior dia de sua vida. A isto sua mãe respondeu: “Nunca se esqueça, Jorge, e preciso agir para ter um dia extraordinário!”
Uma das melhores maneiras em que podemos transformar o dia terrível em dias extraordinários e louvando a Deus. Mantenha o salmo 100 em seu coração e em seus lábios. Não seja responsável por partilhar algo negativo com alguém.

10ªMandamento: Não cobice o estilo de vida de outros. Seja Feliz e satisfeito, e proporcione um pedaço do céu na terra para que sua família possa se preparar para o reino de Deus.  

Tantos pais têm a noção errônea de que o “céu na terra” depende de coisas.
“Se pelo menos cada criança tivesse uma cama dela própria, as crianças não brigariam. Se pelo menos tivéssemos um “trailer” ou um barco para podermos desfrutar mais com a família. Se pelo menos tivéssemos mais dinheiro para eu  não precisasse trabalhar”. Mas não são coisas que fazem uma família feliz, e sim relacionamentos significativos.
Não compare as possessões de sua família com as de outras. Louvemos a Deus por nossa mais preciosa possessão – os filhos de Deus emprestados a nos por alguns poucos anos para os amarmos, cuidamos deles e guiá-los a relacionamento de amor com seu Pai celestial.

Este dez mandamentos para os pais podem orientá-los em direção ao alvo de proporcionar um pedacinho do céu na terra para os filhos que Ele lhe confiou. Pois “herança do Senhor são os filhos” (sal. 127:3). 

2 comentários:

Deixe seu recadinho!!!!